Governo federal e de Roraima discutem situação de venezuelanos no país

Ressarcimento dos gastos nos últimos anos está entre os temas

Publicado em 21/10/2020 - 12:52 Por Maíra Heinen - Brasília

O governo de Roraima e a Presidência da República devem iniciar, nos próximos dias, as tratativas para o compartilhamento de responsabilidades em relação à imigração venezuelana. Também deve ser discutido o ressarcimento, determinado pelo Supremo Tribunal Federal, de parte do que o estado já gastou nos últimos cinco anos com o atendimento aos migrantes.

Nesta semana, equipes do governo estadual e secretarias da presidência se reuniram para tratar de temas como o crescimento populacional súbito, aumento de custos com educação, saúde e assistência social. O governador de Roraima, Antônio Denarium, destaca que cada secretaria deve apresentar sua demanda ao governo federal.

Segundo Eduardo Néris, representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, o compartilhamento dos custos com a migração será debatido nos ministérios e a tendência é entender os pleitos e elaborar junto à União as ações e medidas a serem tomadas.

Segundo a Secretaria de Planejamento de Roraima, em 2015 a previsão do IBGE era de que em 2028, o estado teria 600 mil habitantes, mas com o fluxo migratório, atualmente o estado já conta com 630 mil habitantes.

No ensino público, o crescimento inesperado faz com que a Secretaria de Educação esteja sempre trabalhando com déficit de repasses federais, já que em quatro anos, de 110 alunos venezuelanos, as escolas passaram a contar com 5.175 estudantes imigrantes.

Nos abrigos, 70% das crianças e adolescentes são venezuelanas e 30% das mulheres em situação de vulnerabilidade também vieram do país vizinho.

 

 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo