Inmet emite alerta de hipertermia por onda de calor que atinge o país

Aviso de mal estar causado pela alta temperatura vale até sexta-feira

Publicado em 06/10/2020 - 20:05 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A histórica onda de calor que atinge o país ganhou força em grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins. Por isso, o Inmet emitiu alerta para perigo de morte por hipertermia nesses locais.

A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo a ponto de comprometer ou mesmo colapsar seu metabolismo. O alerta vale até quinta ou sexta-feira, dependendo da região.

Na segunda-feira, os termômetros atingiram 44,6 graus em Mato Grosso do Sul e 42 graus em São Paulo. Nesta terça, a temperatura em Cuiabá, Mato Grosso, atingiu 41 graus.

O Distrito Federal também segue em estado de alerta devido à Baixa Umidade Relativa do Ar, que chegou a 12% nas horas mais quentes do dia, nesta terça-feira.

A previsão era de que, em outubro, a temperatura máxima na capital do país ficasse em torno de 28 graus, mas ela segue em elevação, e já atingiu mais de 36 graus.

O meteorologista do INMET, Heráclio Alves, disse que a onda de calor deve permanecer até o fim de semana.

Heráclio Alves afirmou ainda que, apesar do tempo quente, deve chover em algumas localidades da região Centro-Oeste.

A Defesa Civil recomenda cuidado redobrado com a saúde, principalmente a de crianças e idosos. É preciso beber bastante água e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo