Novo Código de Trânsito Brasileiro começa a valer em abril de 2021

CNH terá maior validade e maior número de pontos

Publicado em 14/10/2020 - 15:51 Por Dayana Vitor - Brasília

O trânsito do nosso dia a dia terá novas regras, mas elas só vão começar a valer em abril de 2021. Isso porque a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, estabelece o prazo de seis meses para as mudanças entrarem em vigor.

Por exemplo: a carteira de habilitação terá um prazo de validade maior para pessoas com menos de 50 anos. O período que hoje é de cinco anos passará para dez anos.

Para perder a habilitação, o motorista terá que marcar 40 pontos, mas ele não pode cometer nenhuma infração gravíssima. Condutores que exerçam atividade remunerada ao volante também ficarão sem a carteira se atingirem essa pontuação. Atualmente são necessários 20 pontos, independentemente do tipo de conduta e pessoa. O presidente Jair Bolsonaro defendeu as mudanças em uma live nessa terça-feira (13).

O zelador José Cardoso acredita que a validade maior da carteira vai ajudar muita gente. 

A partir de abril do ano que vem, só será necessário dirigir com farol baixo ligado durante o dia em túneis, com chuva, neblina ou cerração. As crianças com menos de 10 anos, que não tenham 1,45 metro de altura, vão precisar usar as cadeirinhas.

Para que os pequenos aprendam regras de convivência entre pedestres e motoristas, serão implementadas escolas de trânsito.

Os adultos que lesionarem ou matarem alguém no trânsito, mesmo sem intenção, não poderão ter a pena privativa de liberdade substituída pela restritiva de direitos. Haverá um Registro Nacional Positivo de Condutores para incluir os bons motoristas.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo