Praia da Reserva, no Rio, recebe certificado de sustentabilidade

Qualidade da água é um dos quesitos mais importantes

Publicado em 21/10/2020 - 08:40 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu pela primeira vez a Bandeira Azul, um certificado internacional de sustentabilidade, que tem a qualidade da água como quesito mais importante. 

Um júri internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, avalia as candidaturas das praias, marinas e embarcações de turismo de todos os países do Hemisfério Sul. 

A Praia da Reserva precisou cumprir um longo e rigoroso roteiro de exigências, que começou em meados de 2019, para atender os critérios do programa. 

Para obtenção do selo Bandeira Azul é preciso atender a exigências nas áreas de  educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança.

Os esforços que atenderam a todos esses quesitos envolveram técnicos, educadores e mutirões de voluntários para monitorar desde o lixo deixado nas areias da praia até atividades de educação. 

O secretário municipal de Meio ambiente, Bernardo Egas, afirma que a secretaria vai trabalhar para conquistar novos selos.

A Praia da Reserva possui cerca de 8 quilômetros de extensão, fica em um área de proteção e preservação ambiental. Sua vegetação de restinga abriga espécies de fauna e flora, algumas inclusive com risco de extinção, como a borboleta da praia e a lagartixa de areia.

A Praia do Peró, em Cabo Frio, e a Prainha, também na zona oeste da capital, são as outras do estado que já conquistaram a Bandeira Azul. No entanto, em nenhum lugar do mundo essa certificação ambiental é definitiva. O objetivo é que os governos municipais não relaxem no cumprimento dos requisitos básicos para a manutenção do selo, que tem até um ano de duração. 

 

 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo