Prefeitura do Rio libera eventos nas quadras das escolas de samba

Publicado em 20/10/2020 - 17:13 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Os eventos nas quadras das escolas de samba, que tradicionalmente reúnem multidões, poderão voltar a acontecer no Rio de Janeiro a partir de novembro. A decisão da prefeitura foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (20), e altera a fase 6B de reabertura das atividades, em curso desde 1º de outubro.

Os eventos, no entanto, terão que modificar o formato usual das feijoadas, disputadas de samba, ensaios e outras atividades praticadas nas quadras.

A exemplo de teatros e cinemas, os eventos nas quadras terão mesas e cadeiras numeradas. Ainda como medida de segurança contra a covid-19, as escolas também terão que submeter os funcionários a cursos de capacitação da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses. A autorização vale para as quadras situadas apenas na capital. Agremiações com sede em outras cidades da região metropolitana precisarão aguardar o aval das respectivas prefeituras.

A autorização ocorre sem que haja uma nova data prevista para o Carnaval 2021, já que o entendimento da Liesa, a liga que reúne as escolas do grupo especial, foi suspender os desfiles de fevereiro devido à pandemia.

O decreto publicado nesta terça-feira também flexibiliza o funcionamento de bares e restaurantes. A partir de novembro está permitida abertura em horário livre, sem a proibição após 1h da manhã.

A publicação no Diário Oficial traz também uma avaliação do comitê científico que assessora a prefeitura sobre a reabertura promovida até o momento. Segundo a avaliação desse comitê, a fase 6B não provocou impacto sobre o sistema de saúde, mas alerta quanto ao comportamento da população, com aumento significativo de aglomeração nas praias, descumprindo a proibição de permanência na areia e a necessidade de uso de máscaras.

O comitê considera que as poucas opções de lazer têm gerado a situação, e afirma que houve um consenso sobre a necessidade de se criar mais opções, assim como o funcionamento dos estabelecimentos para além de 1h da manhã.

Em Niterói, na região metropolitana, a flexibilização também avançou em relação a espaços de lazer: 17 praças do municípios que continuavam fechadas foram reabertas nesta terça-feira, inclusive com a liberação de equipamentos esportivos e parquinhos. A nova classificação de risco do estado do Rio divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde mantém a capital e a região metropolitana na cor amarela, considerada de risco baixo para a covid-19, e sustenta que tem havido redução de óbitos e casos no estado.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Senacon oferece cursos gratuitos sobre direitos do consumidor

Quem quiser conhecer mais sobre temas que envolvem o dia a dia do consumidor, pode se inscrever em um dos cursos gratuitos que a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon está oferecendo.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo