Presos no Rio ex-deputado e filho acusados de prática de rachadinha

Silas Bento é acusado de ter implementado o esquema em seu gabinete

Publicado em 23/10/2020 - 12:46 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Presos no Rio ex-deputado e filho de candidato a vereador acusados de rachadinha

O ex deputado estadual Silas Bento e o filho dele, Vanderson Bento, que é candidato a vereador em Cabo Frio, na região dos lagos fluminense, foram presos nesta sexta-feira (24) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O ex parlamentar é acusado de ter implementado um esquema de rachadinha em seu gabinete, com a participação do filho.

Para concretizar a prática irregular, eles teriam contratado uma funcionária fantasma, que tinha a ordem de não comparecer ao gabinete na Assembleia Legislativa, com a condição de repassar mensalmente a Vanderson R$10 mil do salário aproximado de R$11 mil.

De acordo com as investigações, os recursos públicos desviados por meio do esquema somaram mais de 249 mil reais de janeiro de 2017 a novembro de 2018. Silas, Vanderson e a suposta funcionária Taíssa Alves foram denunciados por organização criminosa e peculato. O ex deputado também vai responder por lavagem de dinheiro e extorsão.

A operação desta sexta, chamada de In Nomine Patris, cumpriu também mandados de busca e apreensão nos endereços dos denunciados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Cabo Frio, que determinou, ainda, que Taíssa compareça mensalmente à justiça e se abstenha de manter contato com Silas e Vanderson.

O advogado Adolpho Jabour, que defende Silas e Vanderson informou que os dois negam as acusações e tão logo a defesa tenha acesso aos autos do processo, recorrerá das prisões. A a defesa da Taíssa não foi localizada.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo