Quase 60% da cidade do Rio de Janeiro estão sob influência de milícias

Dados estão no Mapa dos Grupos Armados do Estado

Publicado em 20/10/2020 - 10:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um estudo inédito aponta que mais da metade do território da cidade do Rio de Janeiro, 57%, está sob influência de milícias, atingindo mais de 33% da população carioca.  

Os dados estão no Mapa dos Grupos Armados do Estado do Rio de Janeiro, reunidos em 2019.

Os pesquisadores que participaram do estudo afirmam que a influência das milícias no território da capital impressiona, considerando que esses grupos passaram a se organizar no seu formato mais recente apenas no início dos anos 2000. Enquanto a mais antiga das facções atuantes no estado teve formação ainda no final dos anos 1970 e outra duas nos anos 1990. 

As disputas entre esses três principais grupos não impediram o avanço das milícias, como avalia o professor de sociologia e coordenador do GENI, Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da UFF, Daniel Hirata. 

Outro dado significativo que o mapa traz é que 96 dos 161 bairros da capital fluminense registram atuação de organizações criminosas, incluindo as milícias, abrangendo mais de 3,7 milhões moradores, mais da metade da população carioca. 

Outras 52 localidades registram grupos armados em disputa. Na região metropolitana, são 445 localidades com a presença de facções ou milícia, alcançando mais de  milhões de pessoas. 

A gestora de dados da Plataforma Fogo Cruzado, Maria Isabel do Couto, afirma que o mapa supre uma carência de dados sobre o problema e que essas informações são de extrema importância  para o direcionamento de políticas públicas nas mais diversas áreas.

O trabalho se debruçou sobre mais de 37 mil denúncias coletadas pelo serviço Disque Denúncia mencionando milícias ou tráfico de drogas em 2019. 

Após uma triagem, foram validadas mais de 10 mil delas, que serviram de base para criação do mapa. 

O documento divide as áreas do Rio de Janeiro de acordo com a atuação dos grupos de domínio. O modelo lançado é um protótipo e o objetivo do grupo de pesquisadores é construir um mapa histórico desde 2005, com atualização em tempo real. 

Participaram do estudo conjunto a Plataforma Fogo Cruzado,  Disque Denúncia, Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e a plataforma digital Pista News. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo