Sem romarias e procissões, Círio de Nazaré terá celebrações restritas

Festividades começaram na última sexta (9) e vão até dia 26

Publicado em 10/10/2020 - 19:39 Por Gésio Passos - Brasília

O Círio de Nazaré, em Belém, será diferente neste ano, por causa das medidas de enfrentamento ao coronavírus. As procissões e as romarias que superlotam as ruas da capital do Pará não irão ocorrer.

Mas a organização da festa, que está na edição número 228, afirma que vai manter ao máximo os eventos tradicionais, que serão transmitidos pelos meios de comunicação da Arquidiocese e pelas redes sociais para que os fiéis possam acompanhar as celebrações sem sair de casa.

Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém e presidente da Festa do Círio de Nazaré, explica as mudanças neste ano.

Segundo a Igreja Católica, o Círio é uma das maiores festas religiosas do mundo e hoje é reconhecida com Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O primeiro Círio foi realizado em 1793.

Para a jornalista Trisha Guimarães, a festa movimenta a cidade todos os anos, como se fosse um segundo Natal dos paraenses. Ela afirma que, devido a pandemia, as famílias estão se organizando para as celebrações ocorrerem em casa.

A festa começou nesta sexta-feira, dia 9, com abertura oficial do Círio de Nazaré, com apresentação do Manto Oficial e a benção da Corda. Para aproximar os fiéis, a corda será dividida em partes e enviadas para as 95 paróquias da arquidiocese.

Neste sábado, dia 10, ocorreu a descida da imagem original da Nossa Senhora de Nazaré. A tradicional procissão de trasladação não ocorrerá este ano, sendo realizada uma missa e exibido documentários e vídeos de anos anteriores.

Já no dia 11 de outubro, domingo, as comemorações começam às 7 da manhã, com missa de celebração de abertura do Círio, seguida de programação transmitida ao vivo. Durante o dia, todas as paróquias terão missas com entrada solene da imagem de Nossa Senhora, envolta com corda do Círio. O encerramento da festa ocorre no dia 26 de outubro.

Para que os fiéis possam acompanhar a festa do Círio com segurança, a programação será transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém: TV e Rádio Nazaré e redes sociais. Acompanhe no site fundacaonazar.com.br.

* Produção: Michele Moreira
 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo