Sem romarias e procissões, Círio de Nazaré terá celebrações restritas

Festividades começaram na última sexta (9) e vão até dia 26

Publicado em 10/10/2020 - 19:39 Por Gésio Passos - Brasília

O Círio de Nazaré, em Belém, será diferente neste ano, por causa das medidas de enfrentamento ao coronavírus. As procissões e as romarias que superlotam as ruas da capital do Pará não irão ocorrer.

Mas a organização da festa, que está na edição número 228, afirma que vai manter ao máximo os eventos tradicionais, que serão transmitidos pelos meios de comunicação da Arquidiocese e pelas redes sociais para que os fiéis possam acompanhar as celebrações sem sair de casa.

Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém e presidente da Festa do Círio de Nazaré, explica as mudanças neste ano.

Segundo a Igreja Católica, o Círio é uma das maiores festas religiosas do mundo e hoje é reconhecida com Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O primeiro Círio foi realizado em 1793.

Para a jornalista Trisha Guimarães, a festa movimenta a cidade todos os anos, como se fosse um segundo Natal dos paraenses. Ela afirma que, devido a pandemia, as famílias estão se organizando para as celebrações ocorrerem em casa.

A festa começou nesta sexta-feira, dia 9, com abertura oficial do Círio de Nazaré, com apresentação do Manto Oficial e a benção da Corda. Para aproximar os fiéis, a corda será dividida em partes e enviadas para as 95 paróquias da arquidiocese.

Neste sábado, dia 10, ocorreu a descida da imagem original da Nossa Senhora de Nazaré. A tradicional procissão de trasladação não ocorrerá este ano, sendo realizada uma missa e exibido documentários e vídeos de anos anteriores.

Já no dia 11 de outubro, domingo, as comemorações começam às 7 da manhã, com missa de celebração de abertura do Círio, seguida de programação transmitida ao vivo. Durante o dia, todas as paróquias terão missas com entrada solene da imagem de Nossa Senhora, envolta com corda do Círio. O encerramento da festa ocorre no dia 26 de outubro.

Para que os fiéis possam acompanhar a festa do Círio com segurança, a programação será transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém: TV e Rádio Nazaré e redes sociais. Acompanhe no site fundacaonazar.com.br.

* Produção: Michele Moreira
 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo