85% da população do Amapá só deve ter luz nesta sexta-feira à tarde

Apagão começou na terça; energia ainda não voltará com força total

Publicado em 05/11/2020 - 22:22 Por Renata Martins - Brasília

Os amapaenses vão continuar ser energia elétrica pelo menos até a tarde desta sexta-feira. O novo prazo foi informado pelo Ministério de Minas e Energia nessa quinta-feira.

85% da população do Amapá está sem luz desde 21h de terça-feira, quando um transformador da subestação de Macapá – a única que conecta o estado ao sistema nacional – explodiu. O incêndio atingiu também um segundo transformador em funcionamento.

Um dos equipamentos já foi reparado e havia expectativa do restabelecimento de parte da distribuição de energia nessa quinta-feira. Mas testes identificaram que o óleo do transformador foi contaminado e precisa ser purificado. A Força Aérea Brasileira faz o transporte das máquinas de filtragem de Belém para capital amapaense.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que, após o funcionamento deste transformador, a energia será restabelecida em até 70% da sua carga total, de 250 megawatts.

A energia será restabelecida 100% só daqui a 15 dias, quando um segundo transformador deve chegar a Macapá. Ele está em Laranjal do Jari, sul do Amapá, e será transportado de balsa.

A segurança energética do estado só estará garantida, segundo o ministério, em um mês, com a montagem do terceiro equipamento enviado de Boa Vista, Roraima.

Na subestação incendiada, havia um terceiro transformador – que estava parado com defeito desde dezembro do ano passado. A manutenção dos equipamentos cabe à empresa de transmissão, a Isolux, contratada pelo governo federal.

De acordo com o ministro Bento Albuquerque, o operador nacional do sistema já abriu investigação para apurar as responsabilidades.

A falta de energia afetou outros serviços essenciais, como o abastecimento de água. Também há filas em postos de gasolina e supermercados. A advogada amapaense Flávia Calado está em Macapá e narrou a situação na cidade.

O Governo do Amapá informou que junto com o Exército alimenta a cada 6 horas todos os sistemas isolados de geração de energia dos hospitais e do sistema penitenciário.

Estado também busca retomar os serviços de captação e distribuição de água, que foram afetados pelo apagão.

O prefeito de Macapá, Clécio decretou estado de calamidade pública e autorizou a volta do funcionamento 24 horas dos postos de combustíveis. Por causa da pandemia de Covid-19, o funcionamento estava com horário restrito.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, 14 dos 16 municípios do estado foram afetados. O governo amapaense afirma que o apagão atinge 13 municípios: Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari não foram afetados. Os municípios ficam no sul do estado e possuem sistemas próprios de distribuição.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo