Cristo Redentor será iluminado de vermelho por doações de sangue
O monumento ao Cristo Redentor recebe iluminação especial na cor vermelha, representando uma grande bolsa de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, na qual o Santuário Cristo Redentor e os hemocentros de todo o país se unem para homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.
A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, quando houve queda de até 50% nas doações no Brasil.
A iluminação especial, que vai até quarta-feira (25), quer chamar a atenção para a importância dos doadores de sangue e incentivar novos doadores.
O diretor geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim, faz um apelo para que as pessoas doem sangue.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados na Europa.
Entre os benefícios das doações periódicas de sangue, estão a manutenção dos estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos.