Cristo Redentor será iluminado de vermelho por doações de sangue

Campanha é para mobilizar hemocentros em todo o país

Publicado em 23/11/2020 - 14:51 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O monumento ao Cristo Redentor recebe iluminação especial na cor vermelha, representando uma grande bolsa de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, na qual o Santuário Cristo Redentor e os hemocentros de todo o país se unem para homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, quando houve queda de até 50% nas doações no Brasil.

A iluminação especial, que vai até quarta-feira (25), quer chamar a atenção para a importância dos doadores de sangue e incentivar novos doadores. 

O diretor geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim, faz um apelo para que as pessoas doem sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados na Europa.

Entre os benefícios das doações periódicas de sangue, estão a manutenção dos estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo