Energia deve ser totalmente retomada no Amapá até 26 de novembro

Ministro Bento Albuquerque acompanha situação no estado

Publicado em 19/11/2020 - 14:23 Por Maíra Heinen - Brasilia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanha nesta quinta-feira (19) os trabalhos de restabelecimento da energia elétrica na subestação Macapá, no Amapá.

O estado, que já vive um esquema de rodízio no fornecimento de energia, sofreu outro apagão na última terça-feira (17), que acabou levando a uma nova onda de protestos.

Segundo a PM, desde o início da crise, em 3 de novembro, até a manhã desta quinta-feira (19), a PM já identificou mais de 110 protestos no estado.

Quem mora na região central de Macapá não sentiu tanto a falta de energia nesta semana, como destacou o morador Paulo Girardi. Mas ele ressalta que outros bairros continuam enfrentando problemas no cumprimento do cronograma de rodízio.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a previsão é de que até sábado (21), as unidades geradoras com capacidade de 45 MW que chegaram no último fim de semana, sejam energizadas; e que o segundo transformador da subestação Macapá - que está em processo de montagem, entre em funcionamento até o dia 26 de novembro.  Com isso, a energia total no estado será retomada.

Enquanto autoridades do setor elétrico buscam normalizar o fornecimento no Amapá, outras instituições tentam amenizar os danos.

O Procon do Amapá conseguiu notificar as empresas GEMINI ENERGY S.A e a Linhas de Macapá Transmissão de Energia SA a prestarem esclarecimentos quanto aos motivos da interrupção dos serviços de energia elétrica. As empresas terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa administrativa.

E nesta quinta-feira (19), os senadores devem votar em Plenário um projeto que busca compensar a população. Seria um crédito, no mesmo valor cobrado pela empresa distribuidora na fatura mensal, com duração até o mês em que os serviços voltarem ao normal.

Já o Tribunal de Contas da União também autorizou a instauração de um processo de investigação sobre as causas do apagão no Amapá, que afetou mais de 750 mil amapaenses.

 

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo