Imunização contra covid-19 ainda pode demorar, diz pesquisador

Governo federal faz doação de R$8,5 milhões para estudo da vacina

Publicado em 18/11/2020 - 14:59 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Farmacêutica Pfizer, em parceria com o Laboratório Biontec, tem 95% de eficácia após 28 dias da aplicação. O resultado dos estudos da fase 3, a última fase da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (18), pelos laboratórios responsáveis.

Ainda segundo a publicação, a vacina não apresentou nenhum efeito sério nos mais de 43 mil voluntários inscritos. Agora, as empresas planejam dentro de alguns dias apresentar os dados à Agência Reguladora de todo o mundo. A Pfizer espera produzir até 50 milhões de doses da vacina já neste ano e até 1,3 bilhão de doses até o final de 2021.

Enquanto isso, a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o instituto Butantan, no Brasil, foi analisada por outros pesquisadores que publicaram, que publicaram um artigo na revista científica The Lancet. O estudo aponta que a Coronavac tem uma eficácia de 97% após 28 dias da aplicação. Lembrando que a Coronavac ainda está na fase 3 dos estudos clínicos.

O pesquisador da Bio-manguinhos, instituto de imunológicos ligado a FioCruz, Akira Homma, ressaltou que, apesar dos avanços, a chegada da vacina para a maioria da população ainda pode demorar.

Para tentar acelerar a autorização das vacinas, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou nesta quarta-feira (18), um novo procedimento para o registro dos produtos contra à covid-19. Entre as mudanças, está a dispensa da consulta pública para o registro da vacina. 

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro autorizou, também nesta quarta-feira (18), uma doação de mais de R$8,5 milhões para a Aliança Global para Vacinas e Imunização, a GAVI. A aliança é uma iniciativa da Fundação do bilionário americano Bill Gates, dono da Microsoft e conta com a parceria da OMS, a Organização Mundial da Saúde. O programa busca meios para viabilizar a vacina contra à covid-19 para todos os países. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo