Instituto Inhotim reabre depois de oito meses

O museu a céu aberto e Jardim Botânico localiza-se em Brumadinho (MG)

Publicado em 06/11/2020 - 12:37 Por Dayana Vítor - Brasília
Atualizado em 06/11/2020 - 13:05

Arte contemporânea e natureza juntas em um só lugar. Isso é o Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo localizado em Brumadinho, na região metropolitana de Minas Gerais.

Depois de oito meses fechado, por causa da pandemia do coronavírus, o Inhotim reabre suas portas neste sábado com um novo formato de funcionamento.

O Inhotim, que também é Jardim Botânico, estava fechado desde o dia 18 de março, mas reabre neste sábado, com protocolos de segurança rigorosos para evitar o novo coronavírus.

Só serão permitidos 500 visitantes a cada dia, todos deverão usar máscaras. Antes, 5 mil pessoas visitavam o local todos os dias. Quem tiver interesse em realizar esse passeio terá que comprar o ingresso on-line. As visitas de excursões não serão permitidas; mas, as educativas, com até cinco participantes, foram liberadas.

Só será possível visitar o Inhotim nas sextas-feiras, das nove e meia da manhã às quatro e meia da tarde. Já no sábado, domingo e feriados, o museu estará aberto das nove e meia da manhã até as cinco e meia da tarde. Antes da pandemia era possível ir ao local de terça a domingo.

Em todas as galerias reabertas haverá aqueles dispensers de álcool em gel 70%. No chão, já existem marcações de distância mínima de 1,80 entre as pessoas, sinalização de fluxo, delimitação de lugares nos assentos. Além de tudo isso, os banheiros serão limpos com maior frequência .

Lembrando que essa paralisação das atividades de Inhotim por causa do novo coronavírus foi a terceira dos últimos anos. Em 2018, a visitação foi suspensa por causa da febre amarela em Minas Gerais. Depois da reabertura, o museu passou a exigir o cartão de vacinação dos frequentadores.

No ano seguinte, em janeiro, ocorreu o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Apesar de o museu não ter sido atingido pela tragédia, foi fechado porque muitos funcionários e visitantes tinham perdido pessoas queridas.

 

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo