Moradores do sertão alagoano comemoram mudanças com a chegada de água

Foi inaugurada nesta quinta-feira mais um Canal do Sertão de Alagoas

Publicado em 05/11/2020 - 17:48 Por Leandro Martins - Brasília

Os moradores do sertão de Alagoas, que precisam conviver com períodos de seca e dificuldades no abastecimento de água, tanto para o uso doméstico quanto para a agricultura, começam a ver essa realidade mudar.

Um desses locais é o município de Piranhas, onde foi inaugurada nesta quinta-feira (05), mais uma etapa do Canal do Sertão de Alagoas. Durante o evento, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, foi assinado o contrato para liberar quase R$15 milhões para a conclusão da quarta etapa do projeto. No final dessa fase, 113 mil moradores da região vão ser beneficiados.

O Canal utiliza a água do Rio São Francisco para abastecer a área rural de 42 municípios de Alagoas. Quando o projeto estiver concluído, o canal terá 250 km de extensão e o fornecimento de água deve alcançar um milhão de pessoas.

O agricultor José Laércio, de 62 anos, que sempre morou no sertão, comemora a nova realidade e relata que antes do canal, precisava andar 36 km para buscar água.

Outros trechos do Canal já estão em operação e abastecem 228 mil pessoas nos municípios da região do Alto Sertão. A água também é utilizada para irrigar plantações na área rural. Já foram registradas mais de 500 captações para produtores agrícolas, atividade pecuária e comunidades rurais.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro nesta viagem oficial, aproveitou o evento de inauguração, para anunciar Internet gratuita e ilimitada. 

Jair Bolsonaro também discursou e agradeceu a recepção que teve em Alagoas. No discurso, recomendou que os eleitores escolham candidato que tenham metas que possam ajudar o Brasil a crescer e avançar.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo