Moradores do sertão alagoano comemoram mudanças com a chegada de água

Foi inaugurada nesta quinta-feira mais um Canal do Sertão de Alagoas

Publicado em 05/11/2020 - 17:48 Por Leandro Martins - Brasília

Os moradores do sertão de Alagoas, que precisam conviver com períodos de seca e dificuldades no abastecimento de água, tanto para o uso doméstico quanto para a agricultura, começam a ver essa realidade mudar.

Um desses locais é o município de Piranhas, onde foi inaugurada nesta quinta-feira (05), mais uma etapa do Canal do Sertão de Alagoas. Durante o evento, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, foi assinado o contrato para liberar quase R$15 milhões para a conclusão da quarta etapa do projeto. No final dessa fase, 113 mil moradores da região vão ser beneficiados.

O Canal utiliza a água do Rio São Francisco para abastecer a área rural de 42 municípios de Alagoas. Quando o projeto estiver concluído, o canal terá 250 km de extensão e o fornecimento de água deve alcançar um milhão de pessoas.

O agricultor José Laércio, de 62 anos, que sempre morou no sertão, comemora a nova realidade e relata que antes do canal, precisava andar 36 km para buscar água.

Outros trechos do Canal já estão em operação e abastecem 228 mil pessoas nos municípios da região do Alto Sertão. A água também é utilizada para irrigar plantações na área rural. Já foram registradas mais de 500 captações para produtores agrícolas, atividade pecuária e comunidades rurais.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro nesta viagem oficial, aproveitou o evento de inauguração, para anunciar Internet gratuita e ilimitada. 

Jair Bolsonaro também discursou e agradeceu a recepção que teve em Alagoas. No discurso, recomendou que os eleitores escolham candidato que tenham metas que possam ajudar o Brasil a crescer e avançar.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo