Operação no Rio de Janeiro mira esquema de propina na Receita Federal

Servidores e empresários estão entre alvos de mandados

Publicado em 18/11/2020 - 11:54 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma operação cumpre hoje (18) no Rio de Janeiro 46 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de um esquema de arrecadação de propina dentro da Receita Federal no estado. Empresários, contadores, duas redes de supermercados e servidores da própria Receita estão entre os alvos dos mandados.
A Justiça determinou também o bloqueio de mais de R$519 milhões dos investigados e o afastamento de auditores sob suspeita. Nas primeiras horas da operação foram apreendidas barras de ouro e grande quantidade de joias na residência de um dos alvos no Leblon, na zona sul carioca. Em outra local, na cidade de Teresópolis, na região Serrana, os agentes encontraram R$22,4 mil em cédulas, escondidas em um carro.

Segundo o Ministério Público Federal, a operação Armadeira 2, é um desdobramento de uma ação deflagrada em outubro do ano passado. Em acordo de colaboração premiada, na primeira fase, teria revelado detalhes do funcionamento do esquema na Superintendência Regional da Receita, com a participação de servidores que ocupam postos estratégicos no órgão, além de contadores e empresários.

As investigações contaram com o apoio da corregedoria da própria Receita Federal cujos relatórios apresentaram fortes indícios da prática de corrupção e lavagem de capitais pelos auditores investigados.

Empresas de cigarro e bebidas estão entre os alvos dos mandados, além de duas redes de supermercados que teriam se beneficiado do esquema após serem objeto de fiscalização da Receita Federal pela suspeita de compra de notas frias para obtenção de crédito tributário e consequente redução no pagamento de impostos. As redes de supermercados teriam pago propinas para não serem indiciadas e multadas. Uma delas usava a prática desde 2007.

Os mandados e as medidas de afastamento dos servidores e bloqueio de recursos foram autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Além da Polícia Federal e Ministério Público Federal, a operação tem apoio da Corregedoria  e do Escritório de Pesquisa e Investigação da Receita. Na primeira etapa da Operação Armadeira 11 pessoas foram presas, auditores fiscais e empresários.

 

 


 

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo