PF realiza maior operação contra o tráfico de drogas no país
Mais de R$ 400 milhões em bens foram sequestrados pela polícia
Publicado em segunda-feira, 23 Novembro, 2020 - 13:44 Por Lucas Pordeus León - Brasília
Considerada a maior do ano em valores de lavagem de dinheiro e a maior da história em apreensão de cocaína, a Operação Enterprise foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (23).
Calcula-se em mais de R$400 milhões o total de bens sequestrados pela polícia, entre aeronaves, imóveis e veículos de luxo, além de 50 toneladas de cocaína apreendidas durante toda a investigação, sendo 200 quilos só nesta segunda-feira.
A Polícia Federal informou ainda que foram encontrados 11 milhões de euros em espécie dentro de uma van, em Lisboa, em Portugal. Ao todo, foram autorizados pela Justiça os sequestros de 37 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas, sendo apenas uma delas avaliada em 20 milhões de dólares.
O coordenador nacional de Repressão às Drogas, Armas e Facções da Polícia Federal, Elvis Secco, ressaltou o trabalho de sequestro de bens como fundamental para enfraquecer os grupos investigados, que são especializados em enviar cocaína principalmente para a Europa.
A operação mobilizou cerca de 670 policiais, e mais 30 servidores da receita federal, que saíram às ruas para cumprir 151 mandados de busca e apreensão e 66 de prisão em 10 estados brasileiros, com alguns mandados no exterior.
O chefe da operação na Polícia Federal, Sérgio Luís de Oliveira, informou que essa investigação começou em 2017 em conjunto com a Receita Federal.
A suposta organização criminosa, pelo volume de recursos movimentados, é considerada pela polícia como uma das maiores em atuação no país.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.
Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.





