PF realiza maior operação contra o tráfico de drogas no país

Mais de R$ 400 milhões em bens foram sequestrados pela polícia

Publicado em segunda-feira, 23 Novembro, 2020 - 13:44 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Considerada a maior do ano em valores de lavagem de dinheiro e a maior da história em apreensão de cocaína, a Operação Enterprise foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (23).

Calcula-se em mais de R$400 milhões o total de bens sequestrados pela polícia, entre aeronaves, imóveis e veículos de luxo, além de 50 toneladas de cocaína apreendidas durante toda a investigação, sendo 200 quilos só nesta segunda-feira.

A Polícia Federal informou ainda que foram encontrados 11 milhões de euros em espécie dentro de uma van, em Lisboa, em Portugal. Ao todo, foram autorizados pela Justiça os sequestros de 37 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas, sendo apenas uma delas avaliada em 20 milhões de dólares.

O coordenador nacional de Repressão às Drogas, Armas e Facções da Polícia Federal, Elvis Secco, ressaltou o trabalho de sequestro de bens como fundamental para enfraquecer os grupos investigados, que são especializados em enviar cocaína principalmente para a Europa.

A operação mobilizou cerca de 670 policiais, e mais 30 servidores da receita federal, que saíram às ruas para cumprir 151 mandados de busca e apreensão e 66 de prisão em 10 estados brasileiros, com alguns mandados no exterior.

O chefe da operação na Polícia Federal, Sérgio Luís de Oliveira, informou que essa investigação começou em 2017 em conjunto com a Receita Federal.

A suposta organização criminosa, pelo volume de recursos movimentados, é considerada pela polícia como uma das maiores em atuação no país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo