Polícia Federal investiga ataque cibernético no STJ

Sessões estão suspensas até a próxima segunda-feira

Publicado em 06/11/2020 - 08:29 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça, na última terça-feira (3). Os peritos do STJ colaboram com as investigações.

Por causa do ataque cibernético, o tribunal adotou regime de plantão, recebendo apenas processos urgentes. As sessões de julgamento e os prazos processuais estão suspensos até a próxima segunda-feira, dia 9. O Superior Tribunal de Justiça não informou se o acervo de ações judiciais foi comprometido pelos invasores.

A Polícia Federal apura ainda se essa invasão aos sistemas do STJ tem relação com as ocorrências registradas nessa quinta-feira (5) em outros sistemas, como o do Ministério da Saúde e o Governo do Distrito Federal.

O Ministério da Saúde informou que identificou problemas no acesso à internet, nas linhas fixas de telefone e nos e-mails corporativos. Os técnicos da pasta disseram que não localizaram sinais de invasão, mas recomendam que os trabalhadores não acessem os sistemas do ministério, nem mesmo nos celulares ou computadores pessoais. Até a noite dessa quinta, o site do Ministério da Saúde permanecia fora do ar.

Já no Governo do DF, a Secretaria de Economia e a Polícia Civil trabalham em conjunto e afirmam que não ocorreu roubo de dados. Agora, o GDF tenta estabilizar os sistemas. Também na noite dessa quinta, todos os sites do Governo do Distrito Federal estavam fora do ar.

Com produção de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo