Total de ônibus em circulação no Rio de Janeiro cai durante pandemia

O levantamento foi feito no trimestre de agosto a outubro deste ano

Publicado em segunda-feira, 23 Novembro, 2020 - 11:28 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Não é de hoje que cariocas sofrem com o desaparecimento de linhas de ônibus que circulam na cidade. Mas, o problema se agravou durante a pandemia. Um estudo aponta que a cada cinco ônibus que deveriam estar nas ruas da cidade do Rio, apenas dois estavam circulando no trimestre de agosto a outubro deste ano.  

Na zona oeste da cidade, a situação é ainda pior: apenas um de cinco coletivos circulava na região.

O relatório De Olho no Transporte, da Casa Fluminense, organização que estuda políticas públicas para a redução das desigualdades, teve como base os dados de GPS coletados e o cadastro das linhas de ônibus no site da Secretaria Municipal de Transportes. 

Uma resolução da própria secretaria, editada  em junho passado, determina que as linhas regulares de ônibus, incluindo o sistema BRT, devem operar com 100% da frota determinada.  Apesar disso, o monitoramento da Casa Fluminense constatou que quatro meses após a publicação da resolução, apenas 38% da frota determinada estava operando, um média de pouco mais de três mil ônibus no pico dos dias úteis. 

O responsável pelo estudo, o  especialista em políticas públicas e pesquisador da Casa Fluminense, Guilherme Braga, ressaltou que é preciso aumentar as fiscalizações nas empresas e também iniciar uma discussão sobre novas fontes de financiamento do sistema, que não pode ser baseado somente na tarifa.  

O estudo propõe ainda melhorias no sistema de GPS dos veículos, como explica o pesquisador Guilherme Braga. 

Em nota, a  Secretaria Municipal de Transportes informou que aplicou mais de 5,4 mil multas aos consórcios e ao BRT, durante as ações de  fiscalizações realizadas na pandemia. Mais de 1,6 mil delas, por circulação com frota reduzida.

A nota diz ainda que a Secretaria está atenta às irregularidades, tendo criado, inclusive, um Comitê Emergencial que conseguiu o retorno de 77 linhas inoperantes e o reforço na frota de 12 serviços.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo