Uso de álcool durante a pandemia é tema de pesquisa da OPAS

Dados do Brasil indicam que 74% passaram a ingerir bebida alcóolica

Publicado em 12/11/2020 - 16:04 Por Dayana Vítor - Brasília

O tédio, a ansiedade e os medos gerados pela pandemia da covid-19 atingiram muitos brasileiros. Esses sentimentos levaram 74% deles a ingerir bebidas alcoólicas com frequência, nos primeiros meses da quarentena, entre março e junho. O vinho e a cerveja foram os mais consumidos.

Esses são os principais dados sobre o Brasil, que constam na pesquisa Uso de álcool durante a pandemia de Covid-19 na América Latina e no Caribe da OPAS, Organização Pan-americana de Saúde.

Entre aqueles que beberam mais na pandemia, 42% ficaram embriagados, pelo menos, uma vez no período de 30 dias. Ainda segundo a pesquisa da OPAS, a presença de quadros graves de ansiedade aumentou em 73% a chance de maior frequência no consumo de álcool no Brasil.

A representante da organização no Brasil, Maristela Monteiro, confirma que as situações da quarentena foram as principais responsáveis pelo aumento do consumo de álcool. Já a dra Zila Sanches, da Universidade Federal de São Paulo, destaca situações em que os brasileiros mais beberam.

O secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, explica o que tem sido feito para tentar diminuir esse consumo.

O estudo da Opas foi realizado com 23 mil pessoas de 34 países, entre os dia 22 de maio a 30 de junho. No Brasil, foram quase 3.800 entrevistados.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Estudo indica que exercícios regulares não são afetados pela poluição

Manter a forma praticando exercícios regularmente, mesmo nos ambientes poluídos das grandes metrópoles, pode gerar mais benefícios do que malefícios, é o que diz um estudo da USP.

Baixar arquivo