2020: concessões federais ficam abaixo do previsto; obras superam meta

Balanço foi divulgado pelo Ministério da Infraestrutura

Publicado em 14/12/2020 - 19:58 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Em balanço divulgado nesta segunda-feira, o Ministério da Infraestrutura informa que foram entregues 86 obras em todo o país em 2020 e concluídos os processos de 12 concessões de estruturas públicas, como terminais portuários e ferrovias, para gestão pela iniciativa privada. Desse total, nove foram novos leilões e três renovações automáticas de contratos.

O número de leilões ficou quase 80% abaixo do que havia sido prometido pelo ministro Tarcísio Gomes Freitas para o ano de 2020. No balanço apresentado em 2019, ele anunciou a previsão de 44 leilões de concessões.

Ficou de fora, por exemplo, o leilão de concessão da Rodovia Presidente Dutra, trecho da BR-116 que liga São Paulo e Rio de Janeiro, anunciado como prioridade pelo governo no ano passado, mas que ficou para o ano que vem. Segundo o ministro, 2021 vai ser um ano forte para as privatizações.

Já o número de obras entregues foi quase 60% maior que a previsão inicial. No balanço do ano passado, o governo esperava entregar 50 obras. No balanço divulgado nessa segunda-feira, o número chegou a 86, mas entraram na conta obras como a ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre, que teve o trecho principal inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, mas parte da obra continua em andamento.

Entre os destaques das obras entregues estão trechos de duplicação da BR-116. Segundo o ministério da infraestrutura, em todo o país foram concluídos 1.259 quilômetros de estradas – e isso teria significado uma redução média de 11% no valor do frete agrícola.

Para o ministro, 2020 foi um ano desafiador por causa pandemia, mas o país está preparado para a logística de distribuição de vacinas.

Segundo balanço feito pela ABDIB, Associação Brasileira da Indústria de Base, os investimentos em infraestrutura em 2020 chegaram a R$ 123 bilhões, cerca de um terço a menos que o pico de investimentos registrados nos últimos 10 anos, que aconteceu em 2014.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo