2020: concessões federais ficam abaixo do previsto; obras superam meta

Balanço foi divulgado pelo Ministério da Infraestrutura

Publicado em 14/12/2020 - 19:58 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Em balanço divulgado nesta segunda-feira, o Ministério da Infraestrutura informa que foram entregues 86 obras em todo o país em 2020 e concluídos os processos de 12 concessões de estruturas públicas, como terminais portuários e ferrovias, para gestão pela iniciativa privada. Desse total, nove foram novos leilões e três renovações automáticas de contratos.

O número de leilões ficou quase 80% abaixo do que havia sido prometido pelo ministro Tarcísio Gomes Freitas para o ano de 2020. No balanço apresentado em 2019, ele anunciou a previsão de 44 leilões de concessões.

Ficou de fora, por exemplo, o leilão de concessão da Rodovia Presidente Dutra, trecho da BR-116 que liga São Paulo e Rio de Janeiro, anunciado como prioridade pelo governo no ano passado, mas que ficou para o ano que vem. Segundo o ministro, 2021 vai ser um ano forte para as privatizações.

Já o número de obras entregues foi quase 60% maior que a previsão inicial. No balanço do ano passado, o governo esperava entregar 50 obras. No balanço divulgado nessa segunda-feira, o número chegou a 86, mas entraram na conta obras como a ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre, que teve o trecho principal inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, mas parte da obra continua em andamento.

Entre os destaques das obras entregues estão trechos de duplicação da BR-116. Segundo o ministério da infraestrutura, em todo o país foram concluídos 1.259 quilômetros de estradas – e isso teria significado uma redução média de 11% no valor do frete agrícola.

Para o ministro, 2020 foi um ano desafiador por causa pandemia, mas o país está preparado para a logística de distribuição de vacinas.

Segundo balanço feito pela ABDIB, Associação Brasileira da Indústria de Base, os investimentos em infraestrutura em 2020 chegaram a R$ 123 bilhões, cerca de um terço a menos que o pico de investimentos registrados nos últimos 10 anos, que aconteceu em 2014.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Cartilha do MEC orienta retorno às aulas presenciais para surdos

Material traz orientações para que medidas de segurança contra covid-19 sejam adaptadas às necessidades de aprendizado do grupo, como o uso de máscara transparente e a disposição de carteiras escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo