Após assassinato de juíza, Fux defende ações contra feminicídio

Viviane Arronenzi foi morta a facadas, pelo ex, na frente das filhas

Publicado em 25/12/2020 - 21:13 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O corpo da juíza de 45 anos morta pelo ex-marido na frente das filhas na véspera de Natal será cremado neste sábado, em cerimônia no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

O Supremo Tribunal Federal se manifestou por nota sobre o feminicídio da juíza de Direito.

No texto, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a tragédia contra a mulher – as agressões na presença das filhas, a impossibilidade de reação e o ataque covarde – entrou nas casas em pleno Natal.

Fux expressa comprometimento com o desenvolvimento de ações que identifiquem a melhor forma de prevenir e de erradicar a violência doméstica contra mulheres no Brasil.

Ele encerra o documento declarando que a morte da juíza Viviane Vieira Arronenzi demonstra que é urgente o debate do tema e a adoção de ações conjuntas e articuladas para o êxito na mudança desse doloroso enredo pelas mulheres e meninas do Brasil.

O crime ocorreu na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na frente das três filhas do casal.

O assassinato causou comoção entre parentes e amigos da vítima, como o professor de música Daniel Sant'anna, que conhecia Viviane há mais de 15 anos.

Foram encontradas três facas no carro do criminoso, o que reforça a hipótese de premeditação do crime. Porém, segundo a polícia, a faca usada no assassinato não foi encontrada.

Em setembro, Viviane havia feito um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha. Ela chegou a ter escolta policial concedida pelo TJ-RJ, mas pediu para retirá-la posteriormente atendendo o desejo de uma das filhas.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo