Ceia deste Natal será momento de se permitir, diz nutricionista

Segundo especialista, sair da dieta hoje não comprometerá resultados

Publicado em 24/12/2020 - 12:03 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Natal também é comilança. Até porque muitas delícias postas à mesa só são feitas nesta época do ano. Peru, panettone, rabanada. Quando a gente vê, já comeu além da conta. Mas isso não é e nem deve ser motivo pra se sentir culpado.

A dica para esses momentos é se permitir, como explica o nutricionista Daniel Novaes.

"A primeira internalização de festas, de comemorações é se sentir satisfeito. Você tem que estar satisfeito consigo mesmo. Se tiver a fim de comer um pudim, um doce qualquer, um panetone, meu conselho é se permitir. Um dia, dois dias, três dias não vai levar sua dieta por água a baixo". 

A Márcia Souza, de 51 anos, segue essa dica, mas sem cometer excessos. Para ela, se preocupar com a alimentação faz parte dos cuidados com a saúde que ela tem há quase 10 anos, quando começou a frequentar a academia por um motivo especial: uma forma de honrar a memória do filho que perdeu.

" Eu me preocupo sim porque é uma tentação atrás da outra. Eu gosto de maionese, chester, pernil, gosto também. Como. Essas são as minhas coisas favoritas no natal. Eu me policio tanto, porque meu metabolismo é lento. Se eu não cuidar dessa parte, aí pronto."

E não que a Márcia tá de parabéns? Cuidar da saúde e do bem estar deve sim estar na lista de prioridades. É por isso que o Paulo Roberto Pimentel, formado em educação física e especialista em fisiologia do exercício em treinamento esportivo dá umas dicas para minimizar os impactos da comilança de Natal. 

"A minha dica é, se você for consumir álcool, procura se hidratar por mais tempo. Redução do sal por conta das comidas que são exageradas. Tem que se cuidar, falar que vai cuidar da alimentação é quase impossível, mas procurar não exagerar em tudo. Tentar se controlar nessa situação, porque são poucos dias. Vale a pena tentar se cuidar". *

E se em meio as comemorações sobrar um tempinho, dá pra investir em exercícios físicos sem sair de casa. Nessa hora, cadeira, saco de arroz, saco de feijão, tudo pode te ajudar nessa empreitada.

O importante é ter cuidado: procure sempre que possível a orientação de um profissional habilitado. E fique atento com os vídeos na internet. Isso porque a prática de exercício pode parecer muito fácil, mas se fizer de maneira errada, pode causar prejuízos à saúde.


 

 
Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo