logo Radioagência Nacional
Geral

Chuva deixa pelo menos 12 mortos em Santa Catarina

Nove dessas ocorrências foram em Presidente Getúlio
Baixar
Gésio Passos
17/12/2020 - 20:44
Brasília

Chuvas fortes deixaram 12 mortes em Santa Catarina, até o início da noite dessa quinta-feira.  As regiões mais afetadas são do Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. O número de desaparecidos não foi confirmado.

Nove dessas mortes foram em Presidente Getúlio. Na cidade, a enxurrada foi provocada por de 125 milímetros de chuva em seis horas.

Bombeiros voluntários de Presidente Getúlio relatam a dificuldade de localizar desaparecidos por causa da lama.

Outra morte confirmada foi em Ibirama, onde casas foram levadas pela força da água. Outras duas pessoas morreram na cidade de Rio do Sul.

O governador Carlos Moisés não conseguiu embarcar para região por causa do mal tempo. Mas garantiu que os órgãos do estado vão continuar empenhados na recuperação da área.

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros trabalham desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas.

O presidente Jair Bolsonaro manifestou pesar pelas vítimas e informou que o secretário nacional de Defesa Civil foi para Santa Catarina nesta quinta-feira.

Nesta sexta-feira, segundo a Defesa Civil, há risco moderado de temporais em Santa Catarina. No sábado, temporais isolados devem ocorrer na região oeste do estado.

Um intenso ciclone extratropical chega na costa da Argentina no sábado e pode provocar vento moderado e persistente em Santa Catarina, com rajadas de até 65 km/h. Ventos mais intensos devem ocorrer no Rio Grande do Sul.

x