Crivella é preso no Rio de Janeiro

Investigações apontam para pagamentos de propina na prefeitura

Publicado em 22/12/2020 - 10:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella foi preso nesta terça-feira (22), em um desdobramento da investigação que apura a existência de um esquema de pagamentos de propina no Executivo municipal. Outras seis pessoas acusadas de participar das negociações também foram denunciadas, e cinco já foram detidas.

De acordo com a investigação do Ministério Público, o chamado QG da propina foi montado por um empresário que tinha trânsito livre na prefeitura, apesar de não ter nenhum cargo público. Ele cobrava propina de outros empresários interessados em firmar contrato com o Executivo municipal, ou que tinham dívidas a negociar. E repassava parte desse valor ao prefeito.

O esquema teria começado na Riotur, empresa pública de turismo do município, mas se espalhou para outras secretarias. Ao chegar à Cidade da Polícia, no início da manhã, Crivella se defendeu das acusações e se disse perseguido politicamente.

Crivella já havia sido alvo de um mandado de busca e apreensão referente ao QG da propina em setembro, e outra operação realizada em março também apreendeu materiais de vários acusados.

Na denúncia apresentada à Justiça, o Ministério Público detalha que as primeiras informações sobre o esquema foram obtidas por meio de uma delação premiada, que foram confirmadas por documentos apresentados pelo próprio colaborador, e também por mensagens interceptadas no celular de acusados, após o cumprimento das buscas e apreensões.

Todos os presos, incluindo o prefeito, terão que passar por uma audiência de custódia em até 24 horas, o que vai definir se a prisão preventiva será mantida ou não. Crivella foi preso a nove dias de concluir o seu mandato no executivo municipal, já que não foi reeleito este ano.

Como o vice-prefeito Fernando Mcdowell morreu em 2018, quem assume o executivo carioca, até a posse do prefeito eleito Eduardo Paes, é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe.

 

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo