Fragata Independência retorna de missão de paz no Líbano

Cerca de 200 militares aportam hoje no Rio de Janeiro

Publicado em 25/12/2020 - 16:34 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Depois de nove meses em missão de paz no Líbano, cerca de 200 militares da Marinha retornam ao Brasil neste sábado. A Fragata Independência, que iniciou o retorno no dia 2 de dezembro, vai aportar na Base Naval do Rio de Janeiro.

Durante este período, a Força Tarefa Marítima da UNIFIL, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, realizou fiscalizações e inspeções e, principalmente, participou das ações de mitigação da destruição causada pelas explosões que aconteceram no início de agosto, em Beirute.

Nos últimos nove anos, mais de 3,6 mil militares da Marinha do Brasil participaram das ações de prevenção à entrada de ilícitos, armamento e equipamentos não autorizados por via marítima; treinamento da Marinha libanesa; e na vigilância das áreas marítimas e territoriais.

A Marinha informou que vai continuar participando da Unifil, com conhecimento e pessoal, e que, em outra frente, vai manter o foco em fortalecer sua presença no Atlântico Sul e na Amazônia Azul, aprimorando sua capacidade operacional, e desenvolvendo seus programas estratégicos.

A área marítima correspondente à Amazônia Azul, tem cerca de 5,7 milhões de km², por onde trafega mais de 95% do comércio exterior.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo