logo Radioagência Nacional
Geral

Subestação de Macapá, no Amapá, ganha o 3º transformador de energia

Com isto, ficam reduzidos riscos de novo apagão no estado
Baixar
Dayana Vítor
24/12/2020 - 15:18
Brasília

As chances de ocorrer um apagão no Amapá como, aconteceu em novembro, foram reduzidas, após a energização nesta quinta-feira (24) do terceiro transformador da subestação de Macapá, capital do estado. Isso porque com três equipamentos em funcionamento, se houver qualquer problema em um, ainda haverá dois para garantir a distribuição de energia.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia explicou que esse novo transformador veio da subestação de Boa Vista, capital de Roraima e que sua energização vai trazer mais confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica em todo o Amapá.

Lembrando que os moradores do estado ficaram 21 dias sem luz, no mês passado. No dia 3 de novembro, um dos três transformadores da subestação de energia de Macapá foi queimado devido ao incêndio. O segundo equipamento foi parcialmente atingido e o terceiro não funcionava porque estava estragado e em manutenção desde o fim de 2019. Por isso, naquele momento, 13 dos 16 municípios do Amapá ficaram sem energia elétrica.

O apagão terminou há exatos 30 dias, em 24 de novembro, depois que começou a operar um transformador enviado do município amapaense de Laranjal do Jari. Desde então, o fornecimento de energia no estado foi se normalizando, como conta pra gente a moradora do Amapá, Luana Machado.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nesta semana, o fornecimento de eletricidade do estado do Amapá tem se mantido dentro da normalidade, com atendimento de 100% da carga e com todos os alimentadores energizados. O ministério garantiu que fará acordos para que a subestação de Macapá volte a operar com mais capacidade de produção de energia em 2021.

x