Após relatos de moradores do RJ, Cedae intensifica tratamento da água

Reclamações incluiam alterações do gosto e do cheiro da água

Publicado em 22/01/2021 - 12:44 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Depois de mais relatos sobre alteração do gosto e cheiro da água distribuída pela Cedae em diversos bairros do Rio, a Companhia informou que já intensificou o tratamento para evitar a repetição da grave crise verificada no verão do ano passado.

Como parte do plano de contingência, a captação de água na Estação de Tratamento do Guandu chegou a ficar paralisada por 10 horas, entre a noite de quinta (21) e a madrugada desta sexta-feira (22). A operação voltou ao normal na manhã desta sexta, mas a companhia pediu que a população evite desperdício. Moradores de Bairros da capital e da Baixada Fluminense já relataram falta d'agua.

De acordo com a Cedae, no monitoramento de rotina, no ultimo dia 19, os técnicos detectaram alterações na água bruta, próximo à Estação do Guandu. O material foi coletado e enviado para exame laboratorial, que só deve ficar pronto em sete dias, mas a companhia garantiu que antes mesmo do resultado iniciou medidas extras de tratamento. Essas ações incluíram uso de argila ionicamente modificada, que reduz a proliferação das algas, responsáveis pela substância orgânica geosmina, que pode ser uma das responsáveis pela alteração na cor, gosto e cheiro da água. A Cedae também aumentou a dosagem de carvão ativado no processo de tratamento.

O morador de Bento Ribeiro, na zona norte do Rio, Luciano Pinto, usou as redes sociais para relatar as alterações.

Em comunicado à imprensa, a Cedae garantiu ainda que em breve a melhora na água será sentida pelo consumidor e voltou a afirmar que apesar das alterações, a presença da geosmina não apresenta um risco à saúde.

A Defensoria Pública do Estado informou que, durante uma audiência judicial nesta quinta-feira, a Cedae se comprometeu a disponibilizar em seu site os dados técnicos da qualidade da água, em até 24 horas após os resultados laboratoriais. De posse das informações, a Defensoria e o MP vão avaliar as medidas a serem tomadas.

No verão de 2020, os consumidores enfrentaram o mesmo problema por mais de um mês. Em consequência, o preço da água mineral subiu com o aumento da demanda e praticamente desapareceu em alguns estabelecimentos.

 Alguns meses depois,  pesquisadores da UFRJ identificaram que as alterações foram causadas não só pela geosmina, mas também por outro composto orgânico parecido, chamado de 2 MIB, o material cresce de forma descontrolada quando há grande presença de esgoto doméstico na água.

 A companhia colocou o telefone 0800 282 11 95 à disposição da população para reclamações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo