Bndes vai financiar 2ª usina termelétrica em Porto do Açu no RJ

Durante a construção deverão ser criados cerca de 5.000 empregos

Publicado em 14/01/2021 - 17:03 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Bndes, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, vai financiar mais uma usina termelétrica no estado do Rio. A instituição aprovou o valor de quase R$ 4 bilhões à UTE GNA Geração de Energia S.A.  para a implantação do empreendimento no Porto do Açu, que fica no município de São João da Barra, no norte fluminense.

A termelétrica vai contar com 4 conjuntos geradores, 3 movidos a gás natural e 1 a vapor. A capacidade instalada total será de 1.673 MW, energia suficiente para o abastecimento de quase 8 milhões de residências.

Segundo o Bndes, durante a construção, deverão ser criados cerca de 5.000 empregos, com a previsão de outros 500 postos de trabalho quando a usina entrar em operação.

O banco informou que o financiamento conta com um componente de inovação: uma estrutura de crédito que assegura as fontes de recursos de longo prazo necessárias para a implantação do projeto, mas também proporciona ao cliente a opção de escolha de outro financiamento e o melhor momento para a sua captação.

Essa é a segunda usina a ser construída pela GNA com financiamento do Bndes. A primeira tem 1.339 MW de capacidade instalada e as obras estão em fase final, com previsão de entrada em operação ainda no 1º semestre deste ano.

As instalações de recebimento, processamento e transporte de gás natural líquido dessa termelétrica vão ser compartilhadas com a segunda usina. As duas vão formar o parque termelétrico do Porto do Açu, que é um ponto de chegada de campos de produção de petróleo e gás natural do pré-sal brasileiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: diretora da SBI esclarece que vacinação para jovens é segura

Sobre possíveis complicações no uso da Pfizer, a doutora Flávia Bravo, que é pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, esclarece que os casos são raros entre jovens de 12 a 17 anos. Segundo ela, foram 16 casos leves e moderados em 100 milhões de doses aplicadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.
 

Baixar arquivo
Saúde

Dermatologistas pedem conscientização sobre causas de queda de cabelo

Em setembro é celebrado o mês de conscientização da alopecia, uma inflamação causada por estresse, genética ou mau uso de cosméticos.

Baixar arquivo
Justiça

Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo