Bndes vai financiar 2ª usina termelétrica em Porto do Açu no RJ

Durante a construção deverão ser criados cerca de 5.000 empregos

Publicado em quinta-feira, 14 Janeiro, 2021 - 17:03 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Bndes, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, vai financiar mais uma usina termelétrica no estado do Rio. A instituição aprovou o valor de quase R$ 4 bilhões à UTE GNA Geração de Energia S.A.  para a implantação do empreendimento no Porto do Açu, que fica no município de São João da Barra, no norte fluminense.

A termelétrica vai contar com 4 conjuntos geradores, 3 movidos a gás natural e 1 a vapor. A capacidade instalada total será de 1.673 MW, energia suficiente para o abastecimento de quase 8 milhões de residências.

Segundo o Bndes, durante a construção, deverão ser criados cerca de 5.000 empregos, com a previsão de outros 500 postos de trabalho quando a usina entrar em operação.

O banco informou que o financiamento conta com um componente de inovação: uma estrutura de crédito que assegura as fontes de recursos de longo prazo necessárias para a implantação do projeto, mas também proporciona ao cliente a opção de escolha de outro financiamento e o melhor momento para a sua captação.

Essa é a segunda usina a ser construída pela GNA com financiamento do Bndes. A primeira tem 1.339 MW de capacidade instalada e as obras estão em fase final, com previsão de entrada em operação ainda no 1º semestre deste ano.

As instalações de recebimento, processamento e transporte de gás natural líquido dessa termelétrica vão ser compartilhadas com a segunda usina. As duas vão formar o parque termelétrico do Porto do Açu, que é um ponto de chegada de campos de produção de petróleo e gás natural do pré-sal brasileiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo