Butantan lança site para tirar dúvidas sobre a Coronavac

No site, é possível obter informações sobre a aprovação da Anvisa

Publicado em 21/01/2021 - 14:40 Por Sâmia Mendes - Brasília

A vacinação contra a covid-19 começou no Brasil com a Coronavac pelos grupos prioritários da chamada fase 1, como profissionais da saúde, maiores de 60 anos internados em asilos, pessoas institucionalizadas com deficiência e indígenas que vivem em aldeais.

E, por ser algo novo, existem dúvidas sobre esse imunizante. Para esclarecer as dúvidas foi criado o site vacinacovid.butantan.gov.br.

No endereço é possível obter informações sobre o uso emergencial aprovado pela Anvisa, no último dia 17; além de perguntas e respostas sobre o produto.

Por exemplo, o site explica o porquê de menores de 18 anos não poderem tomar a vacina. No caso de grávidas, a orientação é que seja feita uma avaliação médica para saber a necessidade. Também esclarece que pessoas com febre ou quadro suspeito da covid-19, não devem receber o imunizante.

O site ainda as providências a serem tomadas em casos de reação alérgica a algum componente da vacina no momento da aplicação, os pontos de vacinação têm doses de adrenalina;

No site criado pelo Butantan é possível ainda ler ou até mesmo fazer o download, da bula da Coronavac, que explica, por exemplo, que a vacina consiste 0,5 ml por dose que deve ser aplicada em intervalos de 2 a 4 semanas.

Informações como termos de consentimento para a aplicação da vacina destinados aos adultos e trabalhadores da saúde também estão disponíveis.

Outros meios para obter informações da Coronavac são: o número 0800 701 2850 e o e-mail sac@butantan.gov.br .

 

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo