Chuvas com vento causaram apagão em Teresina

Temporal derrubou cerca de 280 árvores

Publicado em 05/01/2021 - 10:39 Por Renata Martins - Brasília

Os moradores de Teresina, no Piauí, passaram os três primeiros dias do ano sem luz. A energia só foi totalmente restabelecida na tarde de domingo. Um temporal, com ventos de mais de 80 quilômetros por hora, derrubou cerca de 280 árvores. E, na virada do dia 31 para o dia 1º, causou um apagão na rede de distribuição.

Segundo a Equatorial Piauí, concessionária de energia do estado, em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição maior, pois houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que ficaram destruídas.

Isabela Rocha, dona de uma padaria no bairro de Fátima, região leste da capital piauiense, conta que conseguiu preservar os alimentos, mas sabe de muita gente que ficou no prejuízo.

Segundo a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros do Piauí, por causa dos fortes ventos muitas árvores caíram na rede de fiação elétrica, mas não houve nenhum outro dano maior.

Na Universidade Federal do Piauí, a tempestade derrubou uma torre de 51 metros da antena de transmissão da Rádio Universitária. Fenelon Rocha, superintendente de comunicação da UFPI, afirma que a rádio ainda está fora do ar.

As chuvas agora desceram para o sul do Piauí. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até esta terça-feira (5) há risco de chuvas intensas no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo