Os moradores de Teresina, no Piauí, passaram os três primeiros dias do ano sem luz. A energia só foi totalmente restabelecida na tarde de domingo. Um temporal, com ventos de mais de 80 quilômetros por hora, derrubou cerca de 280 árvores. E, na virada do dia 31 para o dia 1º, causou um apagão na rede de distribuição.
Segundo a Equatorial Piauí, concessionária de energia do estado, em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição maior, pois houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que ficaram destruídas.
Isabela Rocha, dona de uma padaria no bairro de Fátima, região leste da capital piauiense, conta que conseguiu preservar os alimentos, mas sabe de muita gente que ficou no prejuízo.
Segundo a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros do Piauí, por causa dos fortes ventos muitas árvores caíram na rede de fiação elétrica, mas não houve nenhum outro dano maior.
Na Universidade Federal do Piauí, a tempestade derrubou uma torre de 51 metros da antena de transmissão da Rádio Universitária. Fenelon Rocha, superintendente de comunicação da UFPI, afirma que a rádio ainda está fora do ar.
As chuvas agora desceram para o sul do Piauí. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até esta terça-feira (5) há risco de chuvas intensas no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado.