Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

INSS suspendeu obrigatoriedade devido à pandemia

Publicado em 20/01/2021 - 13:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O INSS prorrogou, por mais dois meses, a suspensão da necessidade da prova de vida para receber aposentadoria ou outros benefícios. Com a medida, os beneficiários podem receber os pagamentos em janeiro e fevereiro mesmo sem a comprovação de vida. 

A chamada prova de vida é uma obrigação dos aposentados e pensionistas que precisam, uma vez ao ano, comprovar que ainda estão vivos para continuar recebendo o benefício. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita no banco onde o recurso é depositado, em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou mesmo na casa do beneficiário com dificuldade de locomoção.

A obrigação de apresentar a prova de vida foi suspensa no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

O decreto, porém, afirma que a medida não desobriga o beneficiário de fazer a prova de vida no banco em que recebe o dinheiro, apenas não vai cobrar essa comprovação em janeiro e fevereiro. 

Também foi prorrogada a suspensão da obrigação de comprovação de vida no caso dos militares inativos, pensionistas das forças armadas, militares anistiados e dependentes. O Ministério da Defesa suspendeu a atualização cadastral anual para a prova de vida até o dia 30 de junho deste ano.

 

 

 

 

 

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo