Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

INSS suspendeu obrigatoriedade devido à pandemia

Publicado em quarta-feira, 20 Janeiro, 2021 - 13:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O INSS prorrogou, por mais dois meses, a suspensão da necessidade da prova de vida para receber aposentadoria ou outros benefícios. Com a medida, os beneficiários podem receber os pagamentos em janeiro e fevereiro mesmo sem a comprovação de vida. 

A chamada prova de vida é uma obrigação dos aposentados e pensionistas que precisam, uma vez ao ano, comprovar que ainda estão vivos para continuar recebendo o benefício. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita no banco onde o recurso é depositado, em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou mesmo na casa do beneficiário com dificuldade de locomoção.

A obrigação de apresentar a prova de vida foi suspensa no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

O decreto, porém, afirma que a medida não desobriga o beneficiário de fazer a prova de vida no banco em que recebe o dinheiro, apenas não vai cobrar essa comprovação em janeiro e fevereiro. 

Também foi prorrogada a suspensão da obrigação de comprovação de vida no caso dos militares inativos, pensionistas das forças armadas, militares anistiados e dependentes. O Ministério da Defesa suspendeu a atualização cadastral anual para a prova de vida até o dia 30 de junho deste ano.

 

 

 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo do Rio de Janeiro lança Plano de Segurança Hídrica

O governo do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira, o Programa de Segurança Hídrica, que inclui projetos dos setores público e privado.

Baixar arquivo
Internacional

Brasileiros que estavam retidos em Portugal chegam a SP nesta noite

Eles estava lá desde 27 de janeiro e não conseguiam sair do país devido à suspensão dos voos pelo governo português por causa da variante do coronavírus encontrada no Amazonas.

 

Baixar arquivo
Internacional

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 22 na Síria

Ação é uma resposta a tiros de foguetes que atingiram pontos estratégicos das forças ocidentais no Iraque

Baixar arquivo
Geral

Nível dos rios no Acre começa a baixar

Previsão é de vazante na maioria dos locais, mas situação é mais grave em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Feijó.

Baixar arquivo
Saúde

Diversos estados decretam lockdown para conter o coronavírus

Brasil teve o pior dia da pandemia registrado nessa quinta-feira, com 1.541 mortes

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro critica lockdown e diz que brasileiros precisam trabalhar

Declaração foi feita nesta sexta-feira (26), durante visita do presidente ao estado do Ceará, onde participou da cerimônia de assinatura para a retomada de obras paradas na região de Tianguá, a cerca de 300 quilômetros da capital, Fortaleza.

Baixar arquivo