Rio de Janeiro tem terceiro maior tempo de viagem no mundo

Carioca gasta, em média, 67 minutos por deslocamento

Publicado em quarta-feira, 27 Janeiro, 2021 - 22:19 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro tem o terceiro maior tempo médio de viagem no transporte público do mundo e o maior do país, com 67 minutos. A cidade fica atrás de Jacarta, capital da Indonésia, e Istambul, na Turquia. Os dados são de um estudo sobre o uso de transporte público e micromobilidade pelo planeta, realizado pelo aplicativo Moovit.

O estudo analisou milhões de viagens realizadas ao longo do ano passado em 104 cidades de 28 países. No Brasil, dez regiões metropolitanas fazem parte do relatório: além do Rio, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Esse já é o segundo ano que a capital fluminense ocupa essa posição. Outras três cidades brasileiras estão entre as dez com maior média de tempo de viagem no relatório: Recife, com 64 minutos; São Paulo, 63 minutos; e Belo Horizonte, 61 minutos.

Para 11% dos passageiros cariocas a situação é ainda pior: eles gastam mais de 2 horas nos trajetos.

Antes da pandemia, essa era a rotina, há quase vinte anos, da assistente administrativa Rita Cássia dos Santos, que mora em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, e trabalha no centro. Rita chegava a gastar cinco horas por dia nos trajetos de ida e volta no transporte público. Desde março fazendo home office, ela conta como isso mudou sua qualidade de vida.

O estudo também analisou o impacto da Covid-19 no uso de transporte público; 36% dos passageiros passaram a usar menos o serviço desde o início da pandemia. Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil, explica que o resultado é fruto da queda da demanda e também ressalta a importância desses dados para a implantação de melhorias no transporte das cidades.

O relatório tem outros destaques de cidades brasileiras. Curitiba tem a maior distância média percorrida em uma viagem no mundo: 1364 metros. Brasília, São Paulo e Belo Horizonte também ficaram entre as dez primeiras. A capital paranaense também é a cidade onde mais acontecem viagens com três baldeações ou mais no mundo, mas tem o tempo médio de espera mais baixo do país, com 16 minutos. A capital pernambucana lidera nessa categoria, com 31 minutos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enem: já está disponível gabarito de provas que foram reaplicadas

O resultado da reaplicação do Enem 2020 deve sair no dia 29 de março, junto com o resultado do Enem regular.

Baixar arquivo
Economia

Governo abre programa que permite renegociação de dívidas com a União

O objetivo da iniciativa é permitir a retomada da atividade produtiva e sanar efeitos causados na economia pela pandemia da covid-19. A expectativa do governo com a reabertura é de alcançar, ao menos, o resultado obtido com o programa em 2020, quando foram negociadas dívidas no valor de R$ 81 bilhões, em aproximadamente 270 mil acordos.

Baixar arquivo
Cultura

Guanabara e Laranjeiras: palácios abrem as portas no dia 6 de março

Iniciativa faz parte do programa Palácios do Povo, que terá visitas guiadas por instrutores do curso em Guia de Turismo do Senac-RJ. No Palácio Guanabara, o público será recebido com apresentação musical. E o Palácio das Laranjeiras reserva uma aula de história sobre o estado do Rio de Janeiro e o país.

Baixar arquivo
Economia

Inflação ao produtor tem alta de 3,36% em janeiro, segundo IBGE

A inflação na porta de fábricas começou 2021 com alta de 3,36% em janeiro frente a dezembro do ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Bondinho dá desconto em março para quem nasceu ou mora no Rio

É a campanha Carioca Maravilha, que oferece ingresso on-line 60% mais barato. Segundo a administração do Pão de Açúcar, a ação visa a valorizar a essência e a cultura cariocas.

 

Baixar arquivo
Geral

Mais Valia: desembargadores do TRT do Rio são alvos de operação

De acordo com o MPF, está sendo investigado o pagamento de propina aos magistrados do TRT que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso. Os procuradores sustentam que há provas apontando para a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
 

Baixar arquivo