Dia Mundial do Rádio destaca capacidade de reinvenção deste veículo

Tema deste ano, instituído pela Unesco, é ''Novo Mundo, Novo Rádio''

Publicado em 12/02/2021 - 08:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

''Conheço muitas pessoas pela voz. Já me sinto em família'', diz a ouvinte da Rádio Nacional Célia Alves, que mora em Boa Vista, Roraima, mas passa o dia no Suriname, onde trabalha.  O depoimento dela revela que apesar do avanço da  tecnologia, o rádio ainda é fundamental no dia a dia de quem não tem acesso à internet e, por consequência, às redes sociais.

As primeiras transmissões públicas de rádio foram feitas há mais de 100 anos, mas só a partir da década de 1920 o veículo passou a fazer parte da nossa vida. É o companheiro de muita gente e o local de trabalho para alguns sortudos.

Uma das vozes mais queridas da Rádio Nacional é a do locutor Luciano Barroso. Ele conta como, há quase 50 anos, deixou de ser ouvinte e entrou na emissora.

Na década de 1950, o surgimento da televisão fez surgir um fuxico: os dias do rádio estavam contados. Mas, a gente continua aqui. Em vez de acabar, o rádio mudou, para se adaptar. A pesquisa Inside Radio indica que, no primeiro trimestre do ano passado, ou seja, antes das medidas de isolamento social, a audiência do rádio na internet subiu 38%. Já os podcasts se proliferaram durante a pandemia e aumentaram mais de três vezes ao longo do ano passado.

O jornalista Diego Iraheta é estrategista de conteúdo digital e destaca o que a gente pode esperar do futuro do rádio.

“Novo Mundo, Novo Rádio” é o tema do Dia Mundial do Rádio, comemorado neste sábado, dia 13. A data faz parte do calendário da Unesco desde 2011, quando foi instituída pela Assembleia Geral da ONU. Nesta 10ª edição, a campanha se divide em três partes: Evolução, para destacar a capacidade do rádio se reinventar ao longo da história; Inovação, sobre a integração com as novas tecnologias; e Conexão, para valorizar a importância social do rádio, ao levar informações e diversão para o público.

E, por falar em novas tecnologias, a gente se despede com um parabéns muito especial. Vem direto da agrovila Santos Dumont, no oeste do Pará. É de uma ouvinte muito fiel e querida por toda nossa equipe, a Ruth Freitas.

Eu te convido a acessar a página da Radioagência Nacional na internet, para ouvir na íntegra todos os depoimentos que nós usamos nesta reportagem. Está informativo e emocionante. O endereço é radioagencianacional.ebc.com.br.

Com produção de Graziele Bezerra.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo