Eleição para Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será hoje

A escolha foi adiada após impasse na indicação dos nomes

Publicado em 03/02/2021 - 07:58 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A eleição para os vice-presidentes, secretários e suplentes da Câmara dos Deputados ocorreria nessa terça-feira (2), mas foi adiada para hoje (3) por conta do impasse na indicação dos nomes. Os partidos, as bancadas fazem essas indicações com base no critério da proporcionalidade. Quem tem mais número de parlamentares, pode indicar mais cargos na Mesa. Como na segunda-feira (1), depois de tomar posse, o presidente da Câmara, Arthur Lira, anulou o bloco de Baleia Rossi, formado por diversos partidos, entre eles o MDB, PSDB, PSB, e o PT, o cálculo da proporcionalidade e as indicações tiveram de ser refeitos.

Esse assunto chegou ao Supremo Tribunal Federal, mas a ação foi retirada depois que a questão foi pacificada na reunião de líderes. Athur Lira anunciou a decisão. 

A indicação para os cargos ficou assim: A primeira vice deve ficar com Marcelo Ramos, do PL, a segunda vai ter de ser disputada: o PSD indicou André de Paula, mas outros dois parlamentares do mesmo partido: delegado Éder Mauro e Júlio César entraram com candidaturas avulsas.

Para a primeira secretaria, o PSL indicou Luciano Bivar, mas ainda tem a candidatura avulsa de Léo Motta.

A segunda secretaria ficou com o PT e será disputada entre Marília Arraes, João Daniel e Paulo Guedes.

E a terceira secretaria ficará entre os deputados Rose Modesto, do PSDB, Cássio Andrade e Júlio Delgado, esses dois do PSB. E por fim, a quarta secretaria com Rosângela Gomes, do Republicanos. Essas são as indicações, além claro, das indicações para suplente. Sete deputados concorrem a essas quatro vagas na suplência.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Nova remessa de IFA chega nesta quarta ao Rio de Janeiro

A informação foi confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz, para onde a carga com a matéria-prima será levada após desembarcar na base aérea.

Baixar arquivo
Geral

MP e polícia civil fazem operação no Rio contra tráfico de drogas

O tráfico de drogas no sul do estado do Rio de Janeiro está na mira da Polícia Civil e do Ministério Público nesta quarta-feira (23).  Cerca de 200 a

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal abre consulta a 2º lote de restituição do IRPF

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira, dia 23, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021.

O crédito bancário para mais de 4 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de R$ 6 bilhões.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra terá mais de R$ 251 bilhões em créditos para produtores

O valor representa alta de 6,3% em relação à edição anterior.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil e Colômbia jogam nesta quarta-feira

Equador e Peru se enfrentam hoje (23) pela Copa América, às 18h. E às 21h, o Brasil joga contra a Colômbia. Os detalhes com Bruno Mendes.

Baixar arquivo
Esportes

Japão registra primeiro caso de covid-19 entre delegações olímpicas

Um treinador da equipe ugandesa testou positivo para covid-19, na chegada ao Aeroporto Internacional de Narita.

Baixar arquivo