Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Pelotas, vira carreata

Festa de Iemanjá também tem restrições para evitar aglomeração

Publicado em 01/02/2021 - 20:54 Por Gésio Passos - Brasília

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Pelotas, no Rio Grande do Sul, que está na 90ª edição, este ano será diferente. Por causa a pandemia do coronavírus, a tradicional procissão, nesta terça-feira, vai ser realizada em forma de carreatas.

Diversas celebrações estão planejadas com controle de público, que precisa fazer reserva de lugar nas igrejas da cidade. O dia é feriado em Pelotas e em várias outras cidades gaúchas. O culto à Nossa senhora dos Navegantes vem desde o século 15, com pedidos de proteção a marinheiros e pescadores.

O site da arquidiocese de Pelotas tem todas as informações sobre a celebração.

Para evitar a propagação do vírus, o governo do Rio Grande do Sul definiu novas regras de isolamento para a festa de Navegantes, e também na de Iemanjá, neste 2 de fevereiro.

Está proibida aglomeração com mais de 10 pessoas em todas as celebrações religiosas, em ambiente público ou privado, aberto ou fechado. Todas as praias, rios e lagoas do estado foram interditadas nesta segunda-feira às 18h, e ficam assim até as 8h de terça-feira.

Nas carreatas religiosas os participantes devem ficar obrigatoriamente dentro dos carros. Missas e serviços religiosos devem obedecer ao limite de público, a depender da bandeira que define a situação da pandemia em cada cidade. Na bandeira amarela, 50% do público; na laranja, 30%; e na vermelha, 20%, com no máximo 30 pessoas.

Nessa segunda-feira, o Rio Grande do Sul manteve 10 regiões com bandeira laranja e 11 com bandeira vermelha, esta última indicando alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e aceleração do risco de contaminação pela Covid. Mais de 548 mil pessoas foram contaminadas e 10.715 morreram no estado por conta da doença.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo