Fiocruz prevê início de produção nacional de vacina no 2º semestre

Contrato com AstraZeneca deve ser assinado até março

Publicado em 22/02/2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fiocruz garantiu que o contrato com a AstraZeneca de transferência de tecnologia, para a produção do ingrediente ativo da vacina contra a covid-19, será assinado até o mês de março. A empresa farmacêutica confirmou que o acordo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil está em negociação, que deve ser concluída em breve.

Por enquanto, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, componente responsável pela efetividade da vacina, está sendo importado de um laboratório da China e é apenas diluído e distribuído em doses aqui no Brasil. Mas, com essa transferência, a partir do segundo semestre ele poderá ser produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

De acordo com o comunicado da fundação, a previsão inicial era de que o contrato fosse assinado no ano passado. No entanto, o grau de detalhamento necessário para esse tipo de documentação exigiu um tempo maior de preparação. Mas a Fiocruz ressaltou que isso não impactou o cronograma atual de entrega das vacinas, já que, até julho, mais de 100 milhões de doses serão produzidas a partir do IFA importado.

Na semana passada, a Fiocruz iniciou o envase dos primeiros 400 mil doses devem ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações em meados de março. Antes disso, o Brasil espera receber dois milhões de doses prontas, vindas de uma Fábrica da Astrazeneca na Índia, previstas para chegar nesta terça-feira (23).

Depois que a transferência de tecnologia estiver em vigor, a Fiocruz prevê produzir mais 110 milhões de doses da vacina no segundo semestre. Por isso, mesmo antes da assinatura do contrato, a fundação já está adaptando a planta industrial de Bio-Manguinhos, processo que deve ser concluído em abril.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo