Fiocruz prevê início de produção nacional de vacina no 2º semestre

Contrato com AstraZeneca deve ser assinado até março

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fiocruz garantiu que o contrato com a AstraZeneca de transferência de tecnologia, para a produção do ingrediente ativo da vacina contra a covid-19, será assinado até o mês de março. A empresa farmacêutica confirmou que o acordo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil está em negociação, que deve ser concluída em breve.

Por enquanto, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, componente responsável pela efetividade da vacina, está sendo importado de um laboratório da China e é apenas diluído e distribuído em doses aqui no Brasil. Mas, com essa transferência, a partir do segundo semestre ele poderá ser produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

De acordo com o comunicado da fundação, a previsão inicial era de que o contrato fosse assinado no ano passado. No entanto, o grau de detalhamento necessário para esse tipo de documentação exigiu um tempo maior de preparação. Mas a Fiocruz ressaltou que isso não impactou o cronograma atual de entrega das vacinas, já que, até julho, mais de 100 milhões de doses serão produzidas a partir do IFA importado.

Na semana passada, a Fiocruz iniciou o envase dos primeiros 400 mil doses devem ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações em meados de março. Antes disso, o Brasil espera receber dois milhões de doses prontas, vindas de uma Fábrica da Astrazeneca na Índia, previstas para chegar nesta terça-feira (23).

Depois que a transferência de tecnologia estiver em vigor, a Fiocruz prevê produzir mais 110 milhões de doses da vacina no segundo semestre. Por isso, mesmo antes da assinatura do contrato, a fundação já está adaptando a planta industrial de Bio-Manguinhos, processo que deve ser concluído em abril.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo