INSS prorroga prova de vida de pensionistas por 2 meses

Reconhecimento facial pelo celular será ampliado durante a pandemia

Publicado em 23/02/2021 - 14:23 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O governo prorrogou a suspensão da necessidade de fazer a prova de vida do INSS por mais 2 meses. 

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou nesta terça-feira (23) que a suspensão da necessidade de realizar a prova de vida para receber benefícios do INSS será prorrogada por mais 60 dias, ou seja, até maio. A suspensão da obrigatoriedade do procedimento acabaria agora no início de março. A necessidade de fazer a prova de vida foi suspensa em março do ano passado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Também nesta terça-feira a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou que o projeto piloto da prova de vida por aplicativo, através de biometria facial, será ampliado dos atuais 500 mil beneficiários para 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

Com esse sistema, os beneficiários poderão realizar a prova de vida pelo celular, através do aplicativo MeuGovBR.

A expectativa da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital é que até a metade de 2022 todos os 36 milhões de beneficiários do INSS possam fazer a prova de vida por biometria. facial.

Os mais de 5 milhões de aposentados e pensionistas que já poderão fazer a prova de vida pelo aplicativo MeuGovBR serão notificados por SMS e pelo aplicativo Meu INSS.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Startup Aua, de estudantes da UFPA, vence desafio nacional da Enap

A iniciativa, que surgiu e se consolidou em 2020 para apoiar os empreendedores mais afetados pela pandemia, ganhou o desafio da Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e se tornou campeã ao concorrer com 30 propostas espalhadas pelo Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Campanha promove ação de combate à sífilis no Pará

O governo do Pará está intensificando esforços no combate á sífilis. Entre as ações desenvolvidas estão a conscientização e a prevenção da doença. No Pará, em 2020, foram registrados mais de 2.300 casos de sífilis e, em 2021, 2.149.

Baixar arquivo
Economia

Índice de Preços ao Produtor (IPP) tem ligeira alta em setembro

A taxa de inflação, medida pelo IBGE na “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes, ficou em 0,40% em setembro, abaixo do verificado em agosto, 1,89%.

Baixar arquivo
Cultura

Em 27 de outubro de 1782, nascia o violinista Niccolò Paganini

Considerado por muitos como o maior de todos os tempos, Paganini foi um ídolo cheio de recursos e habilidades, que renovou o jeito de tocar violino e influenciou compositores como Schumann, Liszt e Berlioz.

Baixar arquivo
Justiça

PF deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sul do Pará

A organização criminosa investigada atua junto a garimpeiros comuns, que extraem ouro sem permissão no sul do Pará - especialmente na terra indígena Kayapó - e vendem para intermediários, que revendem o ouro para grandes empresas de atuação nacional e internacional. 

Baixar arquivo
Geral

Operação busca suspeito de sequestrar helicóptero para resgatar preso

O caso aconteceu no dia 19 do mês passado, quando uma dupla armada rendeu, em pleno voo, o piloto Adonis Lopes. O objetivo era pousar no presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu,  unidade destinada a membros da maior facção criminosa do estado, para resgatar detentos. 

Baixar arquivo