Ministério Público e Defensoria do RJ pedem desconto na conta de água

Publicado em 05/02/2021 - 17:17 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Depois de mais relatos sobre alteração do gosto, cor  e cheiro da água distribuída pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) em diversos bairros da capital, o Ministério Público do Estado e a Defensoria entraram na Justiça com um pedido de desconto de 25% na conta dos consumidores.

O pedido de urgência, ingressado nessa quinta-feira (4), também requer que a companhia elabore, em até três dias, um plano para solução do problema, que teve início no dia 19 de janeiro, e se assemelha ao ocorrido no verão passado, quando o Rio de Janeiro viveu uma das mais graves crises hídricas já registradas no estado.

No centro da questão, uma substância que acabou entrando para o vocabulário dos consumidores: a geosmina, um composto orgânico que em contato com a água ativa o cheiro e gosto de terra. 

E em meio à pandemia do novo coronavírus, há também reclamações de interrupção e falhas no abastecimento em bairros das zonas Norte e Oeste cariocas e em municípios da Baixada Fluminense. A situação fez com que o MP e a Defensoria também pedissem, na mesma ação, que a Cedae garanta a qualidade da água e regularize o fornecimento.

A companhia está sendo convocada a apresentar relatórios sobre a falta d'água e desconformidade dos padrões de qualidade, incluindo informações relacionadas às providências adotadas. O texto diz ainda que as informações serão utilizadas para calcular a multa a ser aplicada à Cedae.

Em comunicado à imprensa, a Cedae garantiu, ainda em janeiro, a breve solução do problema, e afirmou que, apesar das alterações, a presença da geosmina não ofereça risco à saúde dos consumidores.

Sobre a nova ação, a companhia informou que ainda não foi notificada, mas que prestará os esclarecimentos dentro do prazo determinado.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo