Polícia Federal recupera peças arqueológicas do século 16

Peças estavam no RJ e podem integrar acervos da Colômbia e Equador

Publicado em 12/02/2021 - 13:57 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Federal recuperou três peças arqueológicas de origem anterior ao século 16, possivelmente de cultura dos ameríndios, índios que viviam no continente americano. A suspeita é de que as obras, encontradas no Rio de Janeiro, integram acervos da Colômbia e Equador.

Segundo a PF, as investigações tiveram início após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional identificar que as peças recuperadas foram ofertadas em um leilão de artes, realizado no ano passado, na capital fluminense. A partir da denúncia do Iphan, a polícia entrou em contato com os compradores para apreensão das obras, que foram encaminhadas para perícia.  

A superintendência regional da corporação informou que as embaixadas da Colômbia e Equador já teriam manifestado interesse na devolução dos itens, que fazem parte do patrimônio cultural desses países.

A Polícia Federal ressaltou, ainda, que a comercialização de relíquias arqueológicas é proibida no Brasil, o que não impede o tráfico desses objetos para a formação de coleção particulares.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo