0,5% das vacinas de Covid-19 foram aplicadas incorretamente, diz CGU

Levantamento encontrou pessoas que já morreram na lista de vacinados

Publicado em 26/03/2021 - 20:41 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 foram aplicadas corretamente. Essa é a conclusão da primeira etapa de apurações feitas pela Controladoria Geral da União.

O diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, José Paulo Barbiere, informou que o índice de desvio é pouco maior que 0,5%.

Barbiere afirmou que, entre as irregularidades identificadas, está a vacinação de pessoas que já morreram.

O objetivo da CGU não é punir, mas garantir que as vacinas cheguem a quem tem direito. O diretor de Auditorias, José Paulo Barbieri, destacou o que os estados e municípios podem fazer para garantir a destinação correta das vacinas.

De acordo com a CGU, o desrespeito à ordem de vacinação dos grupos prioritários é um grave desvio ético, e pode ocasionar a responsabilização administrativa ou judicial dos envolvidos. O próximo passo é apresentar os dados ao Ministério da Saúde e pedir providências para garantir o cumprimento do Programa Nacional de Imunizações.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo
Cultura

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani

A ópera, de autoria do maestro Carlos Gomes, se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar, e conta, em quatro atos, a história de Cecília e Peri. 

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo