0,5% das vacinas de Covid-19 foram aplicadas incorretamente, diz CGU

Levantamento encontrou pessoas que já morreram na lista de vacinados

Publicado em 26/03/2021 - 20:41 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 foram aplicadas corretamente. Essa é a conclusão da primeira etapa de apurações feitas pela Controladoria Geral da União.

O diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, José Paulo Barbiere, informou que o índice de desvio é pouco maior que 0,5%.

Barbiere afirmou que, entre as irregularidades identificadas, está a vacinação de pessoas que já morreram.

O objetivo da CGU não é punir, mas garantir que as vacinas cheguem a quem tem direito. O diretor de Auditorias, José Paulo Barbieri, destacou o que os estados e municípios podem fazer para garantir a destinação correta das vacinas.

De acordo com a CGU, o desrespeito à ordem de vacinação dos grupos prioritários é um grave desvio ético, e pode ocasionar a responsabilização administrativa ou judicial dos envolvidos. O próximo passo é apresentar os dados ao Ministério da Saúde e pedir providências para garantir o cumprimento do Programa Nacional de Imunizações.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza testes com dose de reforço da vacina da Pfizer

Em nota, a Anvisa informou que o estudo deve avaliar o comportamento da vacina na terceira dose, e se há benefícios adicionais de uma eventual dose de reforço para além das que já estão sendo aplicadas.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor lei sobre regras de reembolso de passagens aéreas

A legislação prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa "Limite"

A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898

Baixar arquivo
Geral

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo