0,5% das vacinas de Covid-19 foram aplicadas incorretamente, diz CGU

Levantamento encontrou pessoas que já morreram na lista de vacinados

Publicado em 26/03/2021 - 20:41 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 foram aplicadas corretamente. Essa é a conclusão da primeira etapa de apurações feitas pela Controladoria Geral da União.

O diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, José Paulo Barbiere, informou que o índice de desvio é pouco maior que 0,5%.

Barbiere afirmou que, entre as irregularidades identificadas, está a vacinação de pessoas que já morreram.

O objetivo da CGU não é punir, mas garantir que as vacinas cheguem a quem tem direito. O diretor de Auditorias, José Paulo Barbieri, destacou o que os estados e municípios podem fazer para garantir a destinação correta das vacinas.

De acordo com a CGU, o desrespeito à ordem de vacinação dos grupos prioritários é um grave desvio ético, e pode ocasionar a responsabilização administrativa ou judicial dos envolvidos. O próximo passo é apresentar os dados ao Ministério da Saúde e pedir providências para garantir o cumprimento do Programa Nacional de Imunizações.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo