Estados e municípios iniciam medidas mais restritivas contra covid-19

Publicado em 19/03/2021 - 17:52 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em tempo de pandemia da Covid-19, na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, o prefeito Clésio Salvaro baixou um decreto em que permite a concessão de licença não remunerada para servidores públicos municipais que queiram ficar em casa.

Ao anunciar a decisão, o político disse que se tratava de um lockdown não remunerado e fez uma fala polêmica.

O anúncio foi nas redes sociais do próprio prefeito e causou indignação em servidores. Durante uma transmissão ao vivo, representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região classificaram a fala como um ato irresponsável.

Na contramão da prefeitura de Criciúma, o governo do Tocantins tem buscado implementar medidas de distanciamento também entre os servidores públicos. A orientação para as prefeituras do estado é que servidores trabalhem de casa, e mantenham o distanciamento.

A prefeitura de Palmas já demonstrou estar de acordo com a proposta e ressaltou que os servidores continuarão mostrando produtividade, só que trabalhando de forma remota.

No restante do país, estados e municípios continuam instituindo medidas mais restritivas por causa do cenário caótico. É o caso da cidade de Vitória, que, a partir desta sexta-feira, suspendeu as atividades de feiras comunitárias e de artesanato, e proibiu a prestação de serviços nas praias.

Alagoas também começou a sexta-feira na fase vermelha, a mais crítica da pandemia. Durante o período, bares, restaurantes e lanchonetes só podem funcionar na modalidade de entrega ou “pegue e leve”. Há também restrição de circulação de pessoas em todo o estado, que vai de 21h às 5h/. Locais com funcionamento permitido, como academias e salões de beleza, devem funcionar com até 30% da capacidade. Já o comércio varejista não poderá funcionar aos finais de semana.

Edição: Sumaia Villela - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo