Lançamento do nanosatélite brasileiro é adiado por questões técnicas

Publicado em 20/03/2021 - 16:07 Por Com informações da Agência Brasil, Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Agência espacial russa Roscosmos usou as redes sociais para anunciar que o lançamento do foguete que levaria o nanossatélite brasileiro, neste sábado, foi adiado para esta segunda (22 de março) por questões técnicas. No Brasil, a assessora de Inteligência da Agência Espacial Brasileira, Michele Melo, lamentou o atraso, mas considerou a manobra normal, afirmando que todo o processo requer muita segurança.

Leia mais notícias sobre tecnologia

O nanosatélite brasileiro é menor do que uma caixa de sapato e tem como principal missão monitorar a anomalia magnética do Atlântico Sul. Trata-se de um fenômeno natural causado pelo desalinhamento do centro magnético da Terra em relação ao centro geográfico, que atrapalha a captação de imagens e transmissão de sinais eletromagnéticos numa determinada faixa do céu. Mas, também servirá de ferramenta de pesquisa para estudantes de engenharia, aeronomia, geofísica e áreas afins.

O projeto é um esforço conjunto do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul,e da Agência Espacial Brasileira. O custo estimado do NanoSat é de cerca de R$ 3 milhões.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Aleitamento materno melhora saúde da mães e dos bebês

O médico pediatra Moisés Chencinski explica que o poder público também é responsável por oferecer suporte para que as mães que precisam e querem amamentar seus bebês, façam isso com respeito e segurança.

Baixar arquivo
Saúde

Sono inadequado e cochilos de dia podem afetar memória e aprendizado

Adolescentes que têm o hábito de dormir menos de oito horas de sono de qualidade durante a noite podem criar o costume inadequado de tirar cochilos durante o dia. Esse comportamento pode gerar prejuízos relacionados ao aprendizado, à memória e ao desempenho escolar.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor punição para empresas que usarem dados sem autorização

Está valendo, a partir desta semana, a aplicação de penalidades contra as empresas que violarem a Lei Geral de Proteção de Dados.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacina.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil neste domingo

Mais de 2 milhões de doses da vacina Pfizer chegam neste domingo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica cumpre o cronograma que previa a entrega, até o início de agosto, de 13 milhões de imunizantes. 

Baixar arquivo
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo