Lançamento do nanosatélite brasileiro é adiado por questões técnicas

Publicado em 20/03/2021 - 16:07 Por Com informações da Agência Brasil, Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Agência espacial russa Roscosmos usou as redes sociais para anunciar que o lançamento do foguete que levaria o nanossatélite brasileiro, neste sábado, foi adiado para esta segunda (22 de março) por questões técnicas. No Brasil, a assessora de Inteligência da Agência Espacial Brasileira, Michele Melo, lamentou o atraso, mas considerou a manobra normal, afirmando que todo o processo requer muita segurança.

Leia mais notícias sobre tecnologia

O nanosatélite brasileiro é menor do que uma caixa de sapato e tem como principal missão monitorar a anomalia magnética do Atlântico Sul. Trata-se de um fenômeno natural causado pelo desalinhamento do centro magnético da Terra em relação ao centro geográfico, que atrapalha a captação de imagens e transmissão de sinais eletromagnéticos numa determinada faixa do céu. Mas, também servirá de ferramenta de pesquisa para estudantes de engenharia, aeronomia, geofísica e áreas afins.

O projeto é um esforço conjunto do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul,e da Agência Espacial Brasileira. O custo estimado do NanoSat é de cerca de R$ 3 milhões.

 

 

Últimas notícias
Geral

Conheça a história de Francisco Borges, pai adotivo de seis meninos

O repórter Daniel Ito conversou com um pai bem diferente. Ele não é casado e não tem filhos biológicos. Ele adotou, sozinho, seis meninos ao longo dos últimos 14 anos. Conheça a história de Francisco Borges.

Baixar arquivo
Saúde

A OMS estuda mudar o nome da varíola dos macacos ou monkeypox

A ação quer evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até casos de maus tratos contra os animais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas atingem regiões Norte e Nordeste neste fim de semana

Neste fim de semana, a umidade relativa do ar continua alta em quase todo o país. Para a semana que vem, estão previstas chuvas na Região Sul, mas não há previsão de geada intensa nem queda de temperatura para os próximos dias.

Baixar arquivo
Saúde

No Rio de Janeiro os casos de covid registram queda pela sétima semana

Os indicadores da covid-19 continuam em queda no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo