Lira e Pacheco questionam Pazuello sobre cronograma de vacinação

Parlamentares querem saber há risco de falta de insumos no país

Publicado em 09/03/2021 - 14:44 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, mandaram um ofício nesta terça-feira (9) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, perguntando se o cronograma de vacinação está mantido e se existe risco de falta de insumos para fabricar os imunizantes no país.

Os presidentes do Senado e da Câmara ainda pedem que o ministro Saúde responda em 24 horas para que o Legislativo possa tomar as medidas cabíveis.

Os chefes do Legislativo fazem cinco perguntas no ofício ao ministro Pazuello. A primeira é se está mantido o cronograma apresentado na semana passada no Congresso pelo secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Antônio Élcio Franco Filho.

Na ocasião, os representantes do ministério afirmaram que estão previstas 593 milhões de doses de vacina contra o coronavírus. Caso o cronograma tenha sido alterado, Pacheco e Lira pedem que sejam explicados os motivos da mudança. 

Os chefes do legislativo ainda pediram informações sobre as datas para o envio das doses produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Por último, Lira e Pacheco perguntam sobre a aquisição do IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, que é o insumo necessário para fabricar as vacinas contra o novo coronavírus. Eles perguntam se há risco da falta do IFA e quais os principais obstáculos para a aquisição e importação desse produto.

Ainda nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira, se reuniu com o embaixador da China no Brasil para discutir o combate à pandemia e pediu ajuda para acelerar o envio dos materiais necessários para o combate à pandemia. A China é um dos principais fornecedores do IFA, o insumo usado na fabricação das vacinas.

 


 


 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo