Prefeituras do Rio e de Niterói detalham regras de medidas restritivas

Medidas passam a valer no primeiro minuto da próxima sexta-feira (26)

Publicado em 23/03/2021 - 12:19 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois do anúncio do conjunto de medidas restritivas para tentar frear a contaminação do coronavírus, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói detalharam as regras em decretos. As medidas passam a valer no primeiro minuto da próxima sexta-feira (26) e determinam que só atividades essenciais poderão funcionar nas duas cidades por dez dias.

Bares, restaurantes e lanchonetes só poderão operar com serviços de drive thru, delivery e retirada, mas sem qualquer tipo de consumo no local. Boates, casas e salões de festa e espaços de shows devem permanecer fechados, assim como museus, bibliotecas, cinemas e outros equipamentos culturais e de lazer.

Serviços como salões de beleza, barbearia e clínicas de estética também estão proibidos durante a vigência do decreto.

O decreto de Niterói mantém fechadas escolas, creches, universidades e todas as modalidades presenciais de cursos. Já o Rio suspendeu as atividades presenciais dos alunos, mas apenas durante os feriados que devem ser antecipados no estado.

A nova regra continua proibindo a permanência nas vias públicas entre 23h e 5h. As atividades físicas individuais nas praias, parques e praças estão permitidas. Os acessos a praias cariocas mais isoladas e onde alguns banhistas e surfistas furaram a proibição no último final de semana, terão bloqueios.

As medidas restritivas não alcançam serviços essenciais, como comércio de alimentação, veterinárias, consultórios e óticas, oficinas mecânicas, lojas de materiais de construção, hotelaria e feiras livres. Os dois decretos recomendam que as empresas adotem o teletrabalho. As igrejas e templos poderão funcionar, com um quarto da capacidade.

Agravamento da situação

Durante a coletiva de anúncio, os dois prefeitos reforçaram o agravamento da situação nas últimas semanas e a necessidade das medidas que foram recomendadas pelos comitês científicos que assessoram as duas administrações. Paes demonstrou em diversos momentos o mal estar com o governador em exercício do estado, Claudio Castro, que discorda do endurecimento das medidas.

Paes, Axel e Castro se reuniram pelo menos duas vezes no final de semana. O prefeito do Rio pontuou que a antecipação de feriados, anunciada pelo governador, só faz sentido associada às restrições mais rígidas.

O prefeito de Niterói destacou que os municípios têm amparo legal para tomar as decisões.

Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro viveu uma escalada no número de internações e novo aumento de casos e mortes pela covid. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, 18 municípios não têm mais vagas de tratamento intensivo e estão com 100% de ocupação. Em todo o estado, 493 pacientes com covid-19 aguardam vagas para tratamento intensivo.

 

Edição: Renata Batista - editora da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

Baixar arquivo
Saúde

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo