Amapá registra novo apagão em quinze dos dezesseis municípios

Publicado em 09/04/2021 - 15:34 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Amapá  registrou um novo apagão. A falta de luz atingiu quinze dos dezesseis municípios, nessa quinta-feira. Segundo o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, que monitora o fornecimento de energia em todo o país, o blecaute começou por volta das 18h30.

A falta de energia afetou residências e comércios. O funcionamento só não foi afetado em locais que têm o próprio gerador de energia, à base de combustível, como hospitais, empresas e postos de saúde. A estudante Camila Paes, que mora na capital Macapá, conta que o apagão dessa quinta não gerou prejuízos pois os aparelhos elétricos estavam desligados.


Segundo a CEA, Companhia de Eletricidade do Amapá, o problema aconteceu na linha de transmissão no trecho Jurupari- Laranjal do Jari, na divisa entre Pará e Amapá, conectada ao Sistema Interligado Nacional. Só o município de Oiapoque não foi afetado.

A CEA informou ainda que o apagão não teve relação com a distribuição, e que às 19h30, recebeu a autorização do ONS para restaurar os sistemas de distribuição. Assim, o fornecimento voltou aos poucos, e três horas mais tarde estava normalizado.

Os amapaenses enfrentaram, em novembro do ano passado, um apagão total durante quatro dias, e o retorno pleno da energia só aconteceu 20 dias depois. A jornalista Stefany Marques relata que sentiu medo de que o apagão dessa quinta repetisse o drama do ano passado.

Em nota, o ONS informou que vai investigar as causas do apagão. Também em nota, a empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia, que opera os transformadores de eletricidade no Amapá, disse que está investigando a origem do problema. E a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, cobra explicações da concessionária LMTE sobre a interrupção da energia no Amapá.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Destaques EBC


Últimas notícias
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo