Especialistas alertam para tipos de golpes usando PIX

Publicado em 01/05/2021 - 08:51 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A tecnologia é nova, mas os golpes podem ser antigos. Com o novo sistema de pagamentos PIX, as fraudes continuam acontecendo. E para mostrar os principais golpes com a ferramenta, o Banco Central realizou uma live nesta sexta-feira (30), explicando como o usuário pode se proteger.

Como em outros tipos de fraudes bancárias, o PIX também pode ser alvo de golpistas, como acontece com o cartão de crédito, internet banking e o velho cheque.

Victor Machado, gerente de risco de fraude do Itaú, que participou da live, reforça que a ferramenta em si é segura, mas mesmo assim o usuário deve estar sempre alerta.

Um dos golpes mais comuns é pelo popular mensageiro WhatsApp. Criminosos podem clonar contas e ter acesso ao aplicativo por outro aparelho, se passar pela pessoa e pedir transferência de dinheiro aos contatos.

Caio Fernandes, do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, explica que uma forma de proteger o código de ativação do WhatsApp é configurar o aplicativo para verificação da conta em duas etapas, com uma senha.

A própria senha utilizada nos aplicativos bancários deve ser protegida para evitar invasões. A dica de Alê Borba, analista de segurança do Google, é criar uma senha forte usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Outra alerta de especialistas é para os golpes através de sites direcionados por mensagens de e-mail, SMS, WhatsApp e até propaganda. Produtos vendidos a preços muito abaixo do mercado também podem ser uma armadilha para golpes.

A recomendação para quem usa o PIX é ficar sempre alerta com as transações financeiras pela internet, aplicativos ou mesmo pelo telefone.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo