Especialistas alertam para tipos de golpes usando PIX

Publicado em 01/05/2021 - 08:51 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A tecnologia é nova, mas os golpes podem ser antigos. Com o novo sistema de pagamentos PIX, as fraudes continuam acontecendo. E para mostrar os principais golpes com a ferramenta, o Banco Central realizou uma live nesta sexta-feira (30), explicando como o usuário pode se proteger.

Como em outros tipos de fraudes bancárias, o PIX também pode ser alvo de golpistas, como acontece com o cartão de crédito, internet banking e o velho cheque.

Victor Machado, gerente de risco de fraude do Itaú, que participou da live, reforça que a ferramenta em si é segura, mas mesmo assim o usuário deve estar sempre alerta.

Um dos golpes mais comuns é pelo popular mensageiro WhatsApp. Criminosos podem clonar contas e ter acesso ao aplicativo por outro aparelho, se passar pela pessoa e pedir transferência de dinheiro aos contatos.

Caio Fernandes, do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, explica que uma forma de proteger o código de ativação do WhatsApp é configurar o aplicativo para verificação da conta em duas etapas, com uma senha.

A própria senha utilizada nos aplicativos bancários deve ser protegida para evitar invasões. A dica de Alê Borba, analista de segurança do Google, é criar uma senha forte usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Outra alerta de especialistas é para os golpes através de sites direcionados por mensagens de e-mail, SMS, WhatsApp e até propaganda. Produtos vendidos a preços muito abaixo do mercado também podem ser uma armadilha para golpes.

A recomendação para quem usa o PIX é ficar sempre alerta com as transações financeiras pela internet, aplicativos ou mesmo pelo telefone.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Yuri Mansur fica em 4º na Etapa de Madri do Global Champions Tour

Na prova contrarrelógio com obstáculos a 1,45m da Etapa de Madri do Global Champions Tour, o cavaleiro brasileiro Yuri Mansur ficou na quarta colocação no Troféu Suzuki. Ele montou o cavalo Humberto Ask.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Empresa vai investir R$ 1 bi para ampliar rede de esgoto em Manaus

Atualmente, apenas 26% da população manauara está contemplada pelo serviço

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especial: desafio de levar água tratada e esgoto à população de Manaus

Atualmente a cidade conta com menos de 800 quilômetros de rede, além de 80 estações de tratamento de esgoto.

Baixar arquivo
Educação

Inep publica edital do Encceja 2022

A prova serve para que jovens e adultos, que não terminaram o Ensino Básico na idade indicada, possam fazer uma prova para conseguir os certificados do Ensino fundamental e Médio.

Baixar arquivo
Economia

CNI prevê necessidade de qualificação de 9,6 mi de pessoas até 2025

Isso é o que prevê o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado nesta segunda-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Baixar arquivo
Geral

Rio: militares da Marinha são presos por envolvimento em assassinato

Três militares da Marinha e o pai de um deles, que é dono de um ferro-velho, na Praça da Bandeira, zona norte do Rio, foram presos na tarde desse domingo (15) por envolvimento no assassinato do perito papiloscopista da Polícia Civil Renato Couto de Mendonça, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco.

Baixar arquivo