Estamos na Semana Santa, uma celebração cheia de tradições. E, para orientar os consumidores sobre cuidados com os produtos típicos desta época, como os ovos de chocolate e peixes, o Inmetro dá algumas dicas de segurança.
A primeira é preferir, sempre que possível, um estabelecimento que entregue a sua compra em sua residência. Se você for ao mercado para comprar pescados, como bacalhau, fique de olho no peso dos produtos pré-embalados, a dica aqui é do analista do Inmetro, Maurício Condessa.
Claro que Páscoa lembra ovos de chocolate e é importante ficar atento no peso líquido do produto, que deve estar impresso na embalagem.
E, claro, tem aqueles brindes e brinquedos, que vêm dentro dos ovos, e que as crianças adoram. Aí, a atenção precisa ser redobrada, por causa das peças minúsculas, que os pequenos podem colocar na boca e se engasgar - ou até engolir.
O chefe de Regulamentação do Inmetro, Hércules de Souza alerta que é preciso verificar se o brinquedo tem certificação e qual é a restrição de idade, informações que também devem estar sempre na embalagem do produto.
A diarista Joselma, de Brasília, que tem uma filha de três anos, conta que quando compra ovos de chocolate sempre procura brindes grandes para evitar acidentes.
O Inmetro também informa que os fabricantes dos ovos que não cumprirem as regulamentações, terão os produtos apreendidos e podem pagar multa.





