Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Afetados pela pandemia, eles reclamam da falta de acesso a recursos

Publicado em 18/04/2021 - 08:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Lideranças das tradicionais rodas de samba da capital fluminense, paralisadas desde o início da pandemia, tentam articular ações para ajudar os profissionais músicos que ficaram sem renda há mais de um ano.

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio, que começou a discutir medidas de suporte aos músicos e também incentivos para a futura retomada das atividades, como explica a vereadora Taina de Paula, do PT.

O coordenador da Rede Carioca de Rodas de Samba, Wanderson Luna, afirma que a  maior parte dos sambistas de rua não conseguiu acessar os benefícios da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio aos profissionais da cultura. Isso porque a maioria das rodas é de iniciativas informais. E lembrou que a paralisação atinge ainda outros trabalhadores que atuam na produção e no entorno desses eventos. 

Segundo Luna, são urgentes ações de assistência a todas essas pessoas.

Segundo estimativa da Rede Carioca de Rodas de Samba, o Rio tinha, antes da pandemia, cerca de 400 rodas que eram realizadas nas ruas de toda a cidade. 

Edição: Jéssica Gonçalves/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo