Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Afetados pela pandemia, eles reclamam da falta de acesso a recursos

Publicado em 18/04/2021 - 08:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Lideranças das tradicionais rodas de samba da capital fluminense, paralisadas desde o início da pandemia, tentam articular ações para ajudar os profissionais músicos que ficaram sem renda há mais de um ano.

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio, que começou a discutir medidas de suporte aos músicos e também incentivos para a futura retomada das atividades, como explica a vereadora Taina de Paula, do PT.

O coordenador da Rede Carioca de Rodas de Samba, Wanderson Luna, afirma que a  maior parte dos sambistas de rua não conseguiu acessar os benefícios da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio aos profissionais da cultura. Isso porque a maioria das rodas é de iniciativas informais. E lembrou que a paralisação atinge ainda outros trabalhadores que atuam na produção e no entorno desses eventos. 

Segundo Luna, são urgentes ações de assistência a todas essas pessoas.

Segundo estimativa da Rede Carioca de Rodas de Samba, o Rio tinha, antes da pandemia, cerca de 400 rodas que eram realizadas nas ruas de toda a cidade. 

Edição: Jéssica Gonçalves/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo