Novo Código de Trânsito modifica prazos para renovação de CNH

Publicado em 12/04/2021 - 10:40 Por Dayana Victor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Aprovado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Novo Código de Trânsito tem alterações importantes. Hoje é dia de falar sobre o prazo de renovação da Carteira de Habilitação.

Quem tem até 50 anos terá a habilitação válida por dez anos. Já para os entre 50 e 70, permanece o prazo de cinco anos. E os acima disso, terão de renovar a carteira de motorista a cada 3 anos.

O novo Código de Trânsito também mudou o sistema de pontuação. Antes, com 20 pontos no período de 12 meses, a pessoa perdia a carteira, independentemente do tipo de infração. Agora, vale uma espécie de escalonamento. Fica impedido de dirigir quem chegar a 20 pontos nesse mesmo período de 12 meses e tiver duas ou mais infrações gravíssimas, quem somar 30 pontos e mais uma infração gravíssima. Ou quem fizer 40 pontos sem infrações do tipo.

Então, é importante lembrar: atenção e prudência ajudam você preservar o seu direito de dirigir.

 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

CPB confirma realização do Festival Paralímpico para dezembro

Evento leva modalidades paralímpicas a jovens com e sem deficiência

Baixar arquivo
Saúde

Nove a cada dez brasileiros já se vacinaram ou pretendem se vacinar

É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas registra 78 casos suspeitos da doença da urina preta

A doença é causada por uma toxina encontrada em alguns peixes como tambaqui  e crustáceos como lagosta e camarão, quando não são guardados na temperatura correta.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Algoritmos de IA que ameaçam os direitos humanos devem ser proibidos

Os algoritmos de Inteligência Artificial que ameaçam os direitos humanos devem ser proibidos, até que sejam incluídas as salvaguardas necessárias para o uso seguro desses programas. Essa é a opinião da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Baixar arquivo
Saúde

SP: cai número de pacientes internados por covid em hospitais privados

No estado de São Paulo 98% dos hospitais privados do estado registraram queda no número de internações de pacientes com covid-19 nos últimos dez dias.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro vai ficar em isolamento e depois fará teste para covid

O presidente Jair Bolsonaro vai permanecer em isolamento no palácio da Alvorada em Brasília durante cinco dias. O motivo do distanciamento é o contato que o presidente teve com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga,  diagnosticado com covid-19.

Baixar arquivo