Nunes Marques intima prefeito de BH a liberar cerimônias religiosas

Ainda não há data para o plenário do STF analisar a decisão

Publicado em 04/04/2021 - 16:24 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - Brasília

Na noite desse sábado (3), o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques acatou pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos e autorizou, em caráter liminar, a realização de cultos e celebrações religiosas em todo o país. Na decisão provisória, Nunes Marques decidiu que os estados, Distrito Federal e municípios não podem editar ou exigir o cumprimento de decretos ou atos administrativos que proíbam a realização de celebrações religiosas presenciais, por motivos ligados à prevenção do novo coronavírus. 

Na determinação, o ministro do STF afirma ser necessária a aplicação de protocolos sanitários para a realização de reuniões religiosas, de todos os credos, como limitação de presença a 25% da capacidade; distanciamento social entre os assentos; disponibilização de álcool em gel na entrada dos templos, bem como o uso de máscaras. 

Nesse fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro postou mensagem em uma rede social com informações da decisão do ministro da Suprema Corte. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, também foi às redes sociais comentar o assunto e afirmou que, na capital mineira, “o que vale é o decreto do prefeito”, ficando proibidos, segundo ele, os cultos e missas presenciais.

Após manifestação do prefeito de Belo Horizonte, Nunes Marques intimou, na madrugada desse domingo (4), Alexandre Kalil a cumprir, no prazo de 24 horas, a decisão do STF que liberou a realização de celebrações religiosas presenciais, sob pena de responsabilização, inclusive criminal. O ministro do STF ainda comunicou a Procuradoria-Geral da República sobre a declaração pública do prefeito mineiro para adoção de providências e intimou a Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais para garantia do cumprimento da liminar, caso haja resistência da autoridade municipal.

A decisão de Nunes Marques deverá ser analisada pelo plenário do STF, mas ainda não há data para o julgamento. 

Edição: Ana Lucia Caldas / Naitê Almeida

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo